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Formas de obter o feedback do paciente e reverter em benefícios para seu consultório

Formas de obter o feedback do paciente e reverter em benefícios para seu consultório

Em todo tipo de serviço prestado, o feedback é essencial para conhecer o impacto que ele tem na vida das pessoas. Nos serviços de saúde, o feedback do paciente é a ferramenta principal para compreender o valor da sua clínica para quem dá o verdadeiro sentido ao trabalho: o seu paciente.  

Portanto, toda clínica que quer manter a qualidade do atendimento e ter a certeza de que possui um impacto positivo para o seu público precisa adotar formas de obter o seu feedback.

Se você quer conhecer algumas maneiras eficazes de conhecer a opinião do seu público, principalmente, uma opinião direcionada para melhorias em aspectos específicos, confira nesse post 4 formas de tornar isso possível!

1- Criação de um sistema interno de atendimento

Para garantir que cada paciente da sua clínica tenha as mesmas oportunidades, é essencial criar um processo padrão no atendimento, com ferramentas que deem voz às pessoas desde o início da relação com os profissionais.

Portanto, planejar um ciclo de atendimento que ofereça alternativas variadas antes, durante e depois do paciente ser atendido é garantir essa abertura de uma só vez.

2- Páginas nas redes sociais

As redes sociais também se tornaram um excelente canal de comunicação entre prestadores de serviços e consumidores. Diante disso, ainda que o estabelecimento não utilize a página para conhecer a opinião de seus clientes, o próprio cliente acaba dando esse primeiro passo, pois isso já se tornou um hábito entre as pessoas.

Logo, em vez de esperar o paciente ir atrás da clínica para dar o seu feedback, crie formas de incentivar esse contato dentro das redes sociais, orientando pacientes que seguem a mídia a se dirigirem pelos meios e para as pessoas certas.

3- Pesquisas de satisfação por e-mail

Uma pesquisa feita pelo IBGE, no final de 2016, revelou que mais de 100 milhões de brasileiros acessam a internet.

Definitivamente, quem quer ter uma excelente estratégia de relacionamento com o cliente não pode ignorar a internet. E mais, o e-mail.

Uma maneira bastante eficaz de se comunicar com o público por e-mail e ter a sua opinião é através da criação de pequenas pesquisas de satisfação, rápidas, direcionadas e simples de responder após os atendimentos ou quaisquer outras ações da clínica.

Além de ter o feedback do atendimento, essa prática gera vínculos com o paciente, construindo uma relação de fidelidade com a clínica 

4- Abertura de um canal para depoimentos

Em alguns casos, o feedback do paciente é um pouco mais específico e os meios instantâneos não dão conta da sua necessidade.

Com isso, se torna importante ter no site e na clínica locais específicos para pacientes deixarem seus depoimentos.

No caso de depoimentos positivos, eles podem até mesmo ser expostos para mostrar ao público esse valor, atraindo as pessoas para a clínica. Já os negativos precisam ser solucionados, a fim de resolver a questão para o paciente e reverter essa possível má impressão causada por uma experiência ruim.

O feedback do paciente é importante para a clínica manter um padrão de qualidade e para o público de fato se sentir satisfeito com o trabalho que vem sendo oferecido.

Logo, acessar essa opinião é o grande diferencial para ter clientes fiéis.

André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto é especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). É CEO do Clínica nas Nuvens, um software médico online completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios.

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