Sistema online completo
para clínicas e consultórios
Formas de obter o feedback do paciente e reverter em benefícios para seu consultório

Formas de obter o feedback do paciente e reverter em benefícios para seu consultório

Em todo tipo de serviço prestado, o feedback é essencial para conhecer o impacto que ele tem na vida das pessoas. Nos serviços de saúde, o feedback do paciente é a ferramenta principal para compreender o valor da sua clínica para quem dá o verdadeiro sentido ao trabalho: o seu paciente.  

Portanto, toda clínica que quer manter a qualidade do atendimento e ter a certeza de que possui um impacto positivo para o seu público precisa adotar formas de obter o seu feedback.

Se você quer conhecer algumas maneiras eficazes de conhecer a opinião do seu público, principalmente, uma opinião direcionada para melhorias em aspectos específicos, confira nesse post 4 formas de tornar isso possível!

1- Criação de um sistema interno de atendimento

Para garantir que cada paciente da sua clínica tenha as mesmas oportunidades, é essencial criar um processo padrão no atendimento, com ferramentas que deem voz às pessoas desde o início da relação com os profissionais.

Portanto, planejar um ciclo de atendimento que ofereça alternativas variadas antes, durante e depois do paciente ser atendido é garantir essa abertura de uma só vez.

2- Páginas nas redes sociais

As redes sociais também se tornaram um excelente canal de comunicação entre prestadores de serviços e consumidores. Diante disso, ainda que o estabelecimento não utilize a página para conhecer a opinião de seus clientes, o próprio cliente acaba dando esse primeiro passo, pois isso já se tornou um hábito entre as pessoas.

Logo, em vez de esperar o paciente ir atrás da clínica para dar o seu feedback, crie formas de incentivar esse contato dentro das redes sociais, orientando pacientes que seguem a mídia a se dirigirem pelos meios e para as pessoas certas.

3- Pesquisas de satisfação por e-mail

Uma pesquisa feita pelo IBGE, no final de 2016, revelou que mais de 100 milhões de brasileiros acessam a internet.

Definitivamente, quem quer ter uma excelente estratégia de relacionamento com o cliente não pode ignorar a internet. E mais, o e-mail.

Uma maneira bastante eficaz de se comunicar com o público por e-mail e ter a sua opinião é através da criação de pequenas pesquisas de satisfação, rápidas, direcionadas e simples de responder após os atendimentos ou quaisquer outras ações da clínica.

Além de ter o feedback do atendimento, essa prática gera vínculos com o paciente, construindo uma relação de fidelidade com a clínica 

4- Abertura de um canal para depoimentos

Em alguns casos, o feedback do paciente é um pouco mais específico e os meios instantâneos não dão conta da sua necessidade.

Com isso, se torna importante ter no site e na clínica locais específicos para pacientes deixarem seus depoimentos.

No caso de depoimentos positivos, eles podem até mesmo ser expostos para mostrar ao público esse valor, atraindo as pessoas para a clínica. Já os negativos precisam ser solucionados, a fim de resolver a questão para o paciente e reverter essa possível má impressão causada por uma experiência ruim.

O feedback do paciente é importante para a clínica manter um padrão de qualidade e para o público de fato se sentir satisfeito com o trabalho que vem sendo oferecido.

Logo, acessar essa opinião é o grande diferencial para ter clientes fiéis.

Facilite a gestão do seu consultório com o Clínica nas Nuvens

Um software online com todos os recursos que você precisa para aumentar seus resultados: do prontuário eletrônico à administração financeira completa. Agende uma demonstração!

Obrigado por seu interesse!
Em breve nossa equipe entrará em contato.
Por favor, preencha todos os campos.
Agendar demonstração
Agendar demonstração

André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto é especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). É CEO do Clínica nas Nuvens, um software médico online completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *