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jan 09
4 técnicas de organização para recepção de clínicas

4 técnicas de organização para recepção de clínicas

A recepção de uma clínica é mais do que um espaço para o cliente aguardar as consultas, mas a primeira impressão que ele terá a respeito do serviço como um todo.

Por isso, é preciso ter um cuidado especial na hora de organizar esse ambiente, criando as condições perfeitas para acomodar os clientes com conforto e de maneira agradável.  

Nesse sentido, tanto a decoração do ambiente, como cores, iluminação e objetos, quanto a escolha e organização dos móveis são aspectos que merecem atenção.

Isso significa que não dá para organizar a recepção de uma clínica sem seguir alguns critérios que dizem respeito desses ambientes. Portanto, entenda que técnicas de organização devem ser utilizadas para esse tipo de local!

  1. Funcionalidade

O primeiro ponto que deve ser levado em conta ao organizar uma recepção é a questão funcional do ambiente, que diz respeito à natureza do local.

Tratando-se de um estabelecimento de saúde, é preciso levar em conta que tudo o que estiver nesse local deve ter o intuito de trazer bem-estar ao paciente, assim como atender a diferentes necessidades.

Sendo assim, a presença de sanitários, água e uma estrutura acessível (para diferentes tipos de necessidades especiais) são alguns dos pontos que precisam ser considerados. Além disso, a limpeza do local também deve ser impecável, a fim de garantir um ambiente saudável.

  1. Organização

Outro critério capaz de transformar a rotina de um consultório ou clínica é a organização em si. Ter um ambiente organizado é garantir que haverá espaço para todo o tipo de material que circular na recepção, assim como para as pessoas se locomoverem com tranquilidade.

Em relação a esse aspecto, vale destacar que a tecnologia pode trazer inúmeros benefícios, pois a automatização de tarefas do consultório médico reduz significativamente o espaço utilizado para armazenar materiais.

  1. Conforto

Na hora de montar a recepção, além de pensar nas funções e na organização do ambiente, é preciso inserir outra preocupação: o conforto dos pacientes na hora de esperar pela consulta.

Esse aspecto influencia na escolha de móveis, no tipo de iluminação, na climatização da recepção e, até mesmo, na decoração, que precisa transmitir uma imagem agradável.

Arquitetos consideram que os três principais elementos para criar um ambiente acolhedor são:

Cor

Recomenda-se que sejam evitados o branco total e amarelo. Algumas combinações sugeridas são: turquesa e pêssego com branco e branco gelo; azul e rosa claro com branco gelo; verde e pêssego; verde e bege com branco; prata (inox) com azul e branco ou bege e outros tons pastéis.

Iluminação

É preciso equilibrar a iluminação quente e fria. Sempre que possível, aproveitar a iluminação natural do ambiente, utilizando persianas para controlar a claridade e focos de luz estratégicos.

Climatização

Aqui, a recomendação é básica: jamais deixar o cliente com calor, mas também evitar temperaturas muito baixas. O ideal é que o ambiente esteja climatizado entre 22º C e 23º C.

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  1. Encantamento

Finalmente, o último critério utilizado para organizar uma recepção adequadamente é o encantamento.

Ao pensar nos pacientes do consultório como clientes, você passa a oferecer um serviço mais completo, preocupando-se com cada etapa da interação entre a clínica e o seu público.

Esse encantamento é resultado de um atendimento diferenciado e pode ser facilitado por meio de ferramentas eficientes e modernas, como os recursos tecnológicos. Agenda digital, aviso de consultas por Whatsapp ou SMS, prontuário eletrônico e e-mail marketing são alguns dos instrumentos que podem impressionar clientes e fidelizá-los à sua clínica.

 

André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto é especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). É CEO do Clínica nas Nuvens, um software médico online completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios.

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