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Clínica na prática: como aumentar o número de pacientes e manter o crescimento

Clínica na prática: como aumentar o número de pacientes e manter o crescimento

Ter a própria clínica ou consultório com certeza é o sonho de muitos médicos recém-formados! Atender aos seus próprios pacientes e ter um negócio carregando seu nome é um grande prazer para qualquer um, porém, crescer em meio a esse mercado cada vez mais concorrido é um enorme desafio.

Com alguns contatos e explorando as alternativas locais, muitos médicos começam a todo vapor o próprio estabelecimento, no entanto, depois dos primeiros meses é normal as coisas estabilizarem e aquele crescimento inicial desacelerar. Mas é aí que mora o perigo! Se acomodar em meio a um negócio estabilizado é o primeiro passo para descer a ladeira.

Em vista disso, separamos algumas dicas interessantes de como aumentar o número de pacientes no consultório ou clínica e garantir um crescimento constante. Continue a leitura para aprender um pouco mais!

O melhor atendimento da cidade

O primeiro passo para fazer o nome da sua clínica ou consultório é atender da melhor maneira possível!

Todo paciente espera ser bem atendido, desde o primeiro contato com a secretária até a recepção, o tempo de espera, a atenção do profissional da saúde e por fim, o pós-consulta.

Clientes satisfeitos são a primeira parte do processo, afinal, é extremamente comum pessoas falarem de suas boas experiências para os mais próximos. O famoso boca a boca toma proporções inimagináveis e é um grande decisor para a maioria do seu público-alvo.

Pergunte a opinião dos seus pacientes

Uma pesquisa de satisfação é sempre uma boa opção para medir a temperatura do seu negócio!

Na maior parte do tempo o médico estará focado em desempenhar bem o que estudou durante anos, por isso, não poderá estar atento a todos os espectros da clínica ou consultório e muitas coisas podem passar despercebidas. Então, porque não saber dos próprios clientes o que está bom e o que pode melhorar?

Uma rápida pesquisa por e-mail ou telefone pode lhe trazer muitos insights sobre melhorias que devem ser feitas ou novos serviços a serem oferecidos. Leia e escute com atenção, filtre com sabedoria e explore os caminhos para fortalecer sua imagem e tornar-se atrativo para novos pacientes.

Divulgue seu trabalho

A melhor maneira de chegar a quem ainda não ouviu falar do seu trabalho é divulgá-lo!

Uma estratégia de marketing médico bem elaborada é a chave para mais pacientes, afinal, uma boa parte do seu público-alvo pode não saber da sua presença e da qualidade do seu serviço.

Investir em uma comunicação clara, objetiva e amigável nas mídias certas fará seu estabelecimento abocanhar aquela fatia do mercado de pessoas que ainda não tem um médico de preferência e estão abertas ao que melhor se comunicar com elas.

Levando em conta essas dicas e aplicando com foco e objetividade, o fluxo de pacientes aumentará e sua clínica ou consultório seguirá um constante crescimento em todos os aspectos!

André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto é especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). É CEO do Clínica nas Nuvens, um software médico online completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios.

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