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Saiba como diminuir atrasos e faltas nas consultas através do SMS!

Saiba como diminuir atrasos e faltas nas consultas através do SMS!

No dia a dia da clínica, faltas e atrasos são muito comuns e, por mais que exista um nível “aceitável” de absenteísmo em qualquer ambiente de trabalho, isso pode ser um grande problema interno para a equipe.

Os motivos para estas situações são os mais diversos, e várias vezes fogem ao alcance de quem coordena os trabalhos, tais como problemas com o carro, trânsito lento, transtornos no trabalho, imprevistos em casa e, em alguns casos, negligência e descaso do próprio paciente.

A personalidade afeta o nível de atenção à compromissos

Um estudo conduzido pelo professor de psicologia Jeff Conte, na Universidade Estadual de San Diego, nos EUA, diz que o ato de se atrasar está mais conectado com a personalidade da pessoa do que se pensava. A pesquisa foi feita com vários grupos, separados em A e B; as pessoas de personalidade A são mais organizadas, impacientes e competitivas; as de B são mais criativas, tranquilas e desorganizadas.

Durante os estudos, enquanto a personalidade A teve a percepção de que um minuto passava, em média, em 58 segundos, as de B notavam este tempo de 1 minuto como se houvessem passado 77 segundos. Isso interfere na forma como as pessoas percebem o mundo e os próprios horários em si.

Essas personalidades podem dar aquela interferida durante a marcação de horários, mas não se preocupe, daremos algumas dicas valiosas para evitar estes atrasos através de uma fórmula muito simples: lembretes!

Lembretes e como eles podem diminuir o índice de absenteísmo em sua clínica

Estudantes da Universidade Sheffield Hallam, no Reino Unido, fizeram várias pesquisas: nos grupos em que os lembretes foram utilizados, houve diminuição de faltas e atrasos; simples notificações de SMS, ligações telefônicas, entre outros, com data e hora funcionam, mas as que continham algum detalhe a mais, tal como nome do paciente, procedimento a ser realizado, informações sobre saúde, a importância de certos procedimentos e de comparecer à consulta, entre outros, se mostraram mais efetivas.

Ou seja, além da tradicional “data e hora”, aposte em mensagens personalizadas que informem seu paciente sobre a importância de comparecer à consulta e remarcá-la, caso a desmarque; faça-o sentir que a clínica se preocupa com ele.

Utilize um software médico para gerenciar sua comunicação

O Clínica nas Nuvens oferece uma otimização na comunicação com o paciente através do sistema de envio de SMS e e-mail. Com os dados à mão, a comunicação torna-se fácil e assertiva, além de personalizada.

Quanto mais estreito for seu relacionamento com o paciente, maiores são a chance de fidelizá-lo, melhorando a qualidade do atendimento e diminuindo os níveis de absenteísmo.

André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto é especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). É CEO do Clínica nas Nuvens, um software médico online completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios.

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