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Clínica parada? Aprenda a identificar problemas no atendimento!

Clínica parada? Aprenda a identificar problemas no atendimento!

O atendimento na área da saúde deve passar por um processo constante de atualização e mudanças que visam ao bem-estar do cliente, a funcionalidade e a organização da clínica ou consultório.

Para isso, é preciso estar sempre com o olhar voltado ao paciente, desde quando ele chega, durante seu tratamento e até mesmo quando não frequenta mais o ambiente.

Existem quatro critérios importantes que podem ser avaliados a fim de manter o padrão de qualidade no atendimento e verificar como vai o andamento de toda a estrutura da clínica em si!

São eles:

Agendamento

Muitas vezes, o agendamento da consulta é o primeiro contato que o paciente terá com os profissionais da clínica. Por isso, manter a qualidade neste curto espaço de tempo é essencial na conquista do cliente.

Você recebe muitas ligações, mas a agenda de consultas está vazia? Tome cuidado! A forma como o atendimento inicial é feito pode ser um dos motivos para as cadeiras estarem desocupadas durante o dia!

Além disso, fazer um bom gerenciamento do tempo e da agenda é crucial. Neste momento é necessário também entender o quanto de demanda a clínica suporta: a espera de um mês para uma consulta de um paciente que precisa de acompanhamento frequente pode fazer com que ele saia da clínica ou seja prejudicado no atendimento.

Veja outros pontos cruciais que merecem atenção:

  • Controle a agenda, marcando e remarcando consultas sempre que necessário;
  • Limite-se à capacidade máxima de pacientes frequentes e consultas únicas com o retorno;
  • Esteja atento para não confundir horários, especialmente com pacientes que moram longe do consultório e em outras cidades;
  • Desmarque consultas com antecedência e explique o motivo, além de já ter preparado, no mínimo, três novas possíveis datas e horários para remarcar.

Sala de Espera

Tão importante quanto um bom atendimento é o ambiente de espera antes da consulta, que pode acalmar ou perturbar seu paciente, principalmente se ele é inseguro ou estressado ou se estiver acompanhado de crianças pequenas.

Por mais que o ideal seja evitar os atrasos entre as consultas, às vezes é inevitável, por isso, tornar a sala de espera atrativa, confortável e relaxante fará com que o nível de estresse do paciente diminua. Veja algumas dicas:

  • Café, chá, água e biscoitos disponíveis;
  • Decoração clara e agradável, com pinturas e enfeites;
  • Música ambiente suave;
  • Revistas e livros;
  • Jogos para os pequenos e os adultos, tais como quebra-cabeças, cubos mágicos e damas;
  • Cadeiras confortáveis.

As consultas tendem a ser de apenas um paciente, mas é comum que ele leve um acompanhante e, em alguns casos, até a família toda! Ter assentos suficientes para todos é de extrema importância, especialmente diante de atrasos.

Humanização

Dentre todos os processos, a forma como o paciente é tratado refletirá em sua permanência e satisfação. Entender suas dores, medos e saber como atendê-lo é a chave para o sucesso da clínica.

Se você tem um bom sistema de agendamento, o ambiente é confortável, os profissionais são qualificados, mas mesmo assim sua clínica anda parada: preste atenção!

Coloque-se no lugar do paciente

A arte de colocar-se no lugar do outro é um passo importante para o sucesso do seu negócio. Caminhe pelo consultório, sente-se nas cadeiras e aguarde. Use as dependências e simule um atendimento padrão com os responsáveis. Isso tudo gera valor e aprimora a visão sobre o espaço e as formas de melhorá-lo!

André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto é especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). É CEO do Clínica nas Nuvens, um software médico online completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios.

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