Dicas para aumentar o bem-estar de secretárias médicas

Dicas para aumentar o bem-estar de secretárias médicas

Trabalhar todos os dias gerenciando horários, atendendo pessoas e cuidando das engrenagens que fazem um negócio funcionar é muito estressante, por isso trouxemos 4 dicas para reduzir o estresse e gerar mais bem-estar na vida das secretárias médicas. A rotina corrida e a grande quantidade de obrigações de uma secretária podem se um fardo e acarretar em problemas de saúde. Obviamente, as dicas funcionam para toda e qualquer atividade profissional. Então, mesmo que você não esteja desempenhando esta função, vale a pena conferir.

É muito importante, todos os dias, tomar ações que, por menores que sejam, tragam um pouco de calma, tranquilidade e afastem os problemas. Além de cuidar da saúde, isso também contribuirá para melhorar a produtividade.O primeiro caminho é analisar o todo. O propósito de vida precisa estar alinhado ao emprego atual, ou seja, se você tem em mente que aquilo está lhe ajudando a cumprir a missão que traçou, terá motivos para acordar todos os dias e ir trabalhar dando o seu melhor, incorporando alegria ao seu ambiente profissional e interagindo com os colegas, amigos e familiares de forma mais alegre, com um sorriso no rosto.

Ninguém espera que estejamos radiantes 100% do tempo nem que vivamos em plena alegria sob quaisquer condições, mas precismos equilibrar no corpo e nossa alma para que boas doses de felicidade possam acompanha nosso trabalho, pois assim tudo fica mais fácil. Tendo isso em mente, preparamos algumas dicas comprovadas para diminuir o estresse tocar a vida de forma mais “lite”.

#1 Respire fundo para reduzir o estresse

Pode parece algo muito simplista e até meio bobo, mas respirar fundo é uma ótima forma de reduzir o estresse. Puxar o ar para os pulmões, encher o peito, com calma, e soltar devagar, oxigena o cérebro e alivia a tensão. Não é a toa que esta prática tem prestígio milenar.

Em diversas atividades humanas ligadas ao bem-estar e vida saudável, a respiração paira como um dos pilares do bem viver. Religiões e filosofias orientais tratam a respiração com muito respeito, vide a meditação, que tem no ato de respirar profundamente e corretamente um ponto central para a aplicação precisa de sua técnica.

Neste mudo corrido e agitado, é comum que as pessoas, em momentos mais críticos, esqueçam de respirar da forma adequada e acabem afetando a oxigenação de partes do corpo, gerando ainda mais incômodos.

Além disso, é comprovado cientificamente que o controle diário da respiração tem efeito significativo em reduzir o cortisol, hormônio indicativo de estresse.

Portanto, algumas vezes ao dia, inspire pelo nariz, contando até 5 e expire pela boca, contando até 10. Essa respiração lenta e profunda irá oxigenar as células cerebrais e garantirá uma tranquilidade para continuar os trabalhos.

#2 Solte os músculos

Musculatura rígida é um típico sinal de cansaço físico e mental. A pessoa sente a região dos ombros e da nuca doendo, as costas também são facilmente afetadas e quando se aperta nos músculos dessas área, a dor se alastra e é como se a pessoa tivesse se lesionado. Porém, o grande vilão tem nome: estresse!

Em determinados momentos pode até ser normal que se tensione a musculatura, dependendo da situação é uma reação natural do corpo, como quando estamos em perigo, recebemos uma notícia ruim, coisas desse tipo, mas, no dia a dia, no trabalho, em casa, temos que manter a tranquilidade, respirar bem e relaxar o máximo possível, mesmo com alguns problemas que possam nos afetar.

Muitas pesquisas já foram publicadas apontando os benefícios que relaxar a musculatura traz para a redução do estresse. Por isso, precisamos nos esforçar para que isso se torne uma prática. Nossa saúde e longevidade dependem de atitudes como essa.

A dica é: em momentos de estresse, relaxe o corpo. Um exercício divertido e efetivo é soltar o corpo em uma cadeira ou sofá como se fosse um boneco de pano, sem tensionar nenhuma parte, apenas deixando-o livre para descansar.

#3 Pratique alguma atividade física

Esta dica está diretamente ligada a dica anterior. Podem parecer contraditórias, visto que praticar atividade física implica em forçar os músculos e não relaxar, mas a ideia aqui é unir as duas propostas, cada uma no seu tempo. Primeiro tensionamos a musculatura, para que após o exercício sintamos o relaxamento que a atividade promove, logo após ser concluída.

Exercitar o corpo gera uma série de benefícios para nossa vida. Emagrecimento, aumento de produção de hormônios de prazer, e, por conseguinte, redução do estresse.

Hoje em dia, com toda a informação que temos, qualquer um sabe que realizar alguma atividade física proporciona benefícios de grande escala. A ideia é que a gente se desligue do que tem em mente e foque apenas no corpo. Assim, produziremos mais endorfina, um neurotransmissor que proporciona bem-estar.

Portanto, ao menos duas vezes por semana, faça algum exercício e lembre-se: corpo e mente são uma máquina só que funciona em equilíbrio. Se a mente está estressada, o corpo ficará também. Se o corpo está se movimentando para distensionar, a mente também o acompanhará e sairá do estado de estresse.

#4 Uma soneca sempre é bem-vinda

Sim, também é comprovado cientificamente o que você já sabia. Tirar uma soneca durante o dia é muito benéfico para o corpo como um todo. Esse tempo de descanso ativa o sistema imunológico, relaxa e reduz o nível de estresse.

Mas, atente-se ao tempo dessa atividade: cochilar durante 40 minutos é o ideal. Mais que isso, fará com que o corpo entenda que já não é mais apenas uma paradinha e sim a hora de dormir profundamente. Desta forma, no momento que você interromper este estado, sentirá o cansaço de quem não dormiu à noite e enfrentará problemas para desempenhar suas atividades.

Por fim, desfrute da vida e aproveite os momentos para evoluir. Siga estas 4 dicas para melhorar o seu bem-estar e lembre-se de sempre dar uma pausa assim que os problemas aumentarem. Quando olhamos para dentro de nós e compreendemos melhor as reações do nosso corpo frente aos desafios diários, fica mais fácil lidar com o que nos aflige e encontrar as melhores soluções.

Sistema para clínica

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se