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4 dicas para reduzir o estresse e aumentar o bem-estar de secretárias médicas

4 dicas para reduzir o estresse e aumentar o bem-estar de secretárias médicas

Trabalhar todos os dias gerenciando horários, atendendo pessoas e cuidando das engrenagens que fazem um negócio funcionar é muito estressante. A rotina corrida e a grande quantidade de obrigações de uma secretária podem pesar no bem-estar e acarretar em problemas de saúde.

É muito importante, todos os dias, tomar ações que, por menores que sejam, tragam um pouco de calma, tranquilidade e afastem os problemas. Além de cuidar da saúde, isso também contribuirá para melhorar a produtividade.

O primeiro caminho é analisar o todo. O propósito de vida precisa estar alinhado ao emprego atual, ou seja, se tem em mente que aquilo está lhe ajudando a cumprir a missão que traçou, terá motivos felizes para acordar todos os dias e ir trabalhar dando o seu melhor.

Quando a felicidade acompanha o trabalho, tudo fica mais fácil. Porém, às vezes, alguns problemas podem pesar. Por isso, preparamos 4 dicas comprovadas para reduzir o estresse. Continue a leitura e confira!

#1 Respire fundo

Respirar fundo é e sempre será uma ótima forma de reduzir o stress. Muitas pessoas, em momentos mais críticos, esquecem de respirar da forma adequada e acabam afetando a oxigenação de partes do corpo, gerando ainda mais incômodos.

É comprovado cientificamente que o controle diário da respiração tem efeito significativo em reduzir o cortisol, hormônio indicativo de estresse.

Portanto, algumas vezes ao dia, inspire pelo nariz, contando até 5 e expire pela boca, contando até 10. Essa respiração lenta e profunda irá oxigenar as células cerebrais e garantirá uma tranquilidade para continuar os trabalhos.

#2 Solte os músculos

Muitas pesquisas já foram publicadas apontando os benefícios que relaxar a musculatura traz para a redução do estresse. Nestes momentos mais complexos, é normal que se tensione os músculos, porém, não é bom.

A dica é: em momentos de estresse, relaxe o corpo. Um exercício divertido e efetivo é soltar o corpo em uma cadeira ou sofá como se fosse um boneco de pano, sem tensionar nenhuma parte, apenas deixando-o livre para descansar.

#3 Pratique alguma atividade física

Essa dica não é para o momento de tensão, mas sim para evitar que o estresse tome conta da sua vida. É importante realizar alguma atividade em que você se desligue do que tem em mente e foque apenas no corpo. Assim, você produzirá endorfina, um neurotransmissor que proporciona bem-estar.

Ao menos duas vezes por semana, faça algum exercício e lembre-se: corpo e mente são uma máquina só que funciona em equilíbrio. Se a mente está estressada, o corpo ficará também. Se o corpo está se movimentando para distensionar, a mente também o acompanhará e sairá do estado de estresse.

#4 Uma soneca sempre é bem-vinda

Sim, também é comprovado cientificamente o que você já sabia. Tirar uma soneca durante o dia é muito benéfico para o corpo como um todo. Esse tempo de descanso ativa o sistema imunológico, relaxa e reduz o nível de estresse.

Mas, fique atento ao tempo dessa atividade: cochilar durante 40 minutos é o ideal. Mais que isso, fará com que o corpo entenda que já não é mais apenas uma paradinha e sim a hora de dormir profundamente. Desta forma, no momento que você interromper este estado, sentirá o cansaço de quem não dormiu à noite e enfrentará problemas para desempenhar suas atividades.

Por fim, desfrute da vida e aproveite os momentos para evoluir. Siga estas 4 dicas para melhorar o seu bem-estar e lembre-se de sempre dar uma pausa assim que os problemas aumentarem. Quando se olha de longe o que está acontecendo, fica mais fácil encontrar a solução.

André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto é especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). É CEO do Clínica nas Nuvens, um software médico online completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios.

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