O que meus pacientes ganham com imagens médicas na nuvem?

O que meus pacientes ganham com imagens médicas na nuvem?

O primeiro passo para responder a esta pergunta é se colocar no lugar do paciente. Exceto por casos de medicina preventiva (como um check-up ou um pré-natal), exames de imagem são solicitados para avaliar casos graves, como:

  • Pacientes com doenças crônicas
  • Suspeita ou tratamento contra um câncer
  • Fratura de um membro

A situação de vulnerabilidade requer um cuidado muito mais especial e atenção redobrada por parte do corpo clínico aos detalhes que podem devolver a qualidade de vida a uma pessoa.

Manter as imagens médicas na nuvem confere muito mais organização e segurança aos pacientes, que podem acessá-las a qualquer momento, de qualquer lugar. Abaixo apresentamos alguns benefícios que essa tecnologia pode proporcionar, acompanhe!

Agilidade na avaliação por diferentes profissionais

Casos graves de saúde geram muita insegurança tanto para pacientes quanto para familiares. O tempo é um recurso valioso. Se os exames de imagem do paciente estão armazenados em filmes ou em CDs, a capacidade de avaliação é muito mais restrita.

Por outro lado, o armazenamento na nuvem confere muito mais facilidade de acesso e capacidade de compartilhamento, sem a necessidade de transferência física.

O paciente pode submeter seus exames a uma segunda opinião médica e profissionais de saúde de diversas especialidades podem discutir o caso simultaneamente, ainda que estejam em cidades ou países diferentes.

Quem ganha com isso é o paciente, que pode ter uma atenção a sua saúde de forma mais abrangente e rápida. Além da segurança de diferentes avaliações, quanto antes iniciar um tratamento, maiores as chances de recuperação.

Evita a repetição de exames desnecessários

Quando a documentação do paciente é arquivada em nuvem, é possível garantir com exatidão o dia e horário em que o exame foi recebido pelo sistema. Há exames que são muito desagradáveis de serem realizados, além de ter que submeter o paciente à radiação.

Imagine ter que repeti-lo desnecessariamente? Exames que não são encontrados ou que são extraviados geram essa situação. A leitura que o paciente ou familiares fazem diante de um caso como esse é de falta de profissionalismo. O procedimento existente é falho e possui fragilidades que podem intensificar o risco de um estado já grave de saúde.

agenda médica online

Capacidade de avaliação prévia do paciente, mesmo antes de ser consultado

Se os exames já estiverem na nuvem, eles podem ser compartilhados com o médico antes da consulta. Caso seja o médico de confiança do paciente, é possível acompanhar de forma organizada a evolução do quadro de saúde e ter mais tempo para avaliar e refletir sobre os próximos passos.

Idosos com dificuldade de locomoção ou mesmo pessoas com a saúde fragilizada podem ter seus exames avaliados por especialistas, sem sair de casa, de forma prática, segura e rápida. Muito mais comodidade e eficiência na atenção ao paciente.

Privacidade

Sistemas que utilizam a tecnologia em nuvem devem garantir a privacidade do paciente. A criptografia de dados e o controle de quem teve acesso às informações são fatores essenciais e que preservam o paciente.

Há muitos motivos particulares que levam o paciente a querer discrição durante um tratamento de saúde e isto não só deve ser respeitado, mas garantido.

Emergências

Uma pessoa acidentada, em estado grave e com risco de morte, pode ser resgatada e ter seus exames avaliados pela equipe que irá atendê-la antes mesmo de chegar ao hospital.

Ambulâncias equipadas, com equipe treinada e acesso à internet podem garantir este nível de cuidado, disponibilizando as imagens médicas na nuvem. Isso pode garantir que o estado de saúde do paciente seja avaliado por uma equipe médica antes mesmo de se chegar à sala de cirurgia.

O tempo pode salvar vidas e evitar sequelas e é determinante entre o fracasso e o sucesso de um tratamento.

Como vimos, são inúmeros os benefícios proporcionados pela tecnologia em nuvem na gestão das imagens médicas e que podem melhorar acentuadamente o cuidado com os pacientes.

A revolução digital já chegou às nossas residências e avança por nossos ambientes profissionais. Temos melhoria de eficiência em nosso trabalho, mas o resultado maior é no cuidado com a saúde e o bem estar dos pacientes.

Você já conhecia todos essas vantagens do uso de imagens médicas na nuvem? Aproveite e compartilhe o artigo em suas redes sociais!

Dr. Gustavo Meirelles, Radiologista, cofundador da Ambra Saúde
Wellington Santos – Gerente de Vendas da Ambra Saúde

Sistema para clínica
Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se