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Como criar uma pesquisa de satisfação eficaz para sua clínica ou consultório

Como criar uma pesquisa de satisfação eficaz para sua clínica ou consultório

Aqui no blog, já falamos sobre a importância de ouvir o que seus pacientes dizem sobre sua clínica ou consultório. O feedback deles é um “termômetro” bastante assertivo sobre o que está dando certo e o que precisa mudar.

Mas, para que você tenha acesso a essas informações, é essencial que você faça as perguntas certas, de maneira objetiva e, principalmente, através de canais eficazes.

É importante lembrar também que as pessoas não têm o costume e nem gostam de responder pesquisas. Por isso, é importante encontrar uma maneira de propor a pesquisa ressaltando de que se trata de uma ação com o objetivo de melhorar os processos da clínica ou consultório, impactando positivamente no atendimento ao paciente.

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A grande dúvida é: quais as perguntas que uma pesquisa de satisfação deve ter sem que seja extensa, mas que consiga reunir os dados que você precisa?

Identificação

Vale iniciar esse tópico ressaltando que as chances de as pessoas responderem a uma pesquisa que exija identificação do usuário são muito menores. A sensação é que haverá punição por expressar um ponto negativo, por isso, as pessoas tendem a ser muito mais sinceras quando estão no anonimato.

Dessa forma, você pode categorizar a identificação por itens mais genéricos como faixa etária, localização de residência e sexo. Isso ainda permite uma amostragem sem que seja “invasivo”.

Tipo de resposta

A análise, neste caso, é sobre respostas de múltipla escolha ou descritivas. Aqui também a praticidade e a objetividade ganham espaço. Os entrevistados têm preferência pelo formato mais rápido.

Lembre-se de que tempo é dinheiro e, assim como você, para seus pacientes, cada minuto vale ouro!

Tamanho

Não adianta trabalhar somente com respostas objetivas, mas fazer com que o usuário responda a uma pesquisa bastante extensa. Faça um esqueleto da pesquisa com os itens que você quer saber, dividindo em poucas perguntas.

As pessoas dispõem, no máximo, de 1 a 2 minutos para responder a uma pesquisa. Se passar disso, há grandes chances de o usuário não concluir a pesquisa.

Canal

A tecnologia chegou e com ela a facilidade e a automatização de processos que tornam a vida muito mais prática e fácil. Com uma breve pesquisa, é possível encontrar diversas plataformas que possibilitam a criação de pesquisas online.

A dica aqui é optar por aquelas que não possuem como requisito o cadastro para responder a pesquisa.

Por fim, a máxima que deve valer é a facilidade e a praticidade. Busque superar qualquer obstáculo que dificulte o processo para o usuário.

Falando em tecnologia e facilidade, você já conhece as vantagens e benefícios que softwares e sistemas oferecem para clínicas e consultórios? Tire todas as suas dúvidas neste post: A importância de um sistema hospedado na nuvem para a gestão do seu consultório.

André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto é especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). É CEO do Clínica nas Nuvens, um software médico online completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios.

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