Sistema online completo
para clínicas e consultórios
Como apresentar um sistema para o médico da sua clínica ou consultório

Como apresentar um sistema para o médico da sua clínica ou consultório

Cumprir apenas as tarefas diárias, tornando o trabalho uma atividade monótona, não é, nem de longe, o perfil do profissional no mercado atual. A proatividade e a vontade de fazer acontecer tornaram-se pré-requisitos para alcançar o sucesso, pessoal e da empresa.

Se você é secretária em uma clínica ou consultório médico, certamente, se identificou com essa situação. Ter novas ideias, identificar problemas e, mais do que isso, propor soluções, é essencial.

No entanto, na prática isso nem sempre acontece, já que uma das principais dificuldades de quem desempenha essa função é justamente obter aprovação para mudanças e investimentos. Isso acontece, na maioria das vezes, porque os processos estão há muito tempo engessados, impedindo que inovações, que visam à otimização de tempo e tarefas, sejam adotadas.

Presos a métodos antigos de trabalho, muitos médicos apresentam certo receio de implantar novas tecnologias, como softwares e sistemas de gestão que objetivam melhorar o trabalho de todos.

Em diversos casos, problemas e possíveis transtornos são expostos antes mesmo que você possa pensar em apresentar os benefícios, tornando a tarefa ainda mais difícil. Mas, calma. É possível reverter a situação. Por isso, selecionamos algumas dicas para facilitar a apresentação dessas ferramentas a seus superiores. Confira!

Leia também: Como migrar do método tradicional de controle para o uso de sistemas de gestão em clínicas e consultórios

1. Procure um sistema

O mercado oferece inúmeras opções de sistemas e softwares online para o controle de clínicas e consultórios médicos. Basta uma rápida pesquisa no Google para encontrá-los.

Portanto, esse é o primeiro passo da sua tarefa: pesquise e crie uma lista com as principais opções selecionadas por você, destacando os pontos em comum e os diferenciais de cada um .

2. Levante informações

Dentre todas as opções, saber qual é o melhor sistema requer mais pesquisa e paciência. Considere os principais problemas enfrentados atualmente pela equipe de trabalho da clínica e analise em quais aspectos e quais softwares se apresentariam vantajosos.

Selecione o máximo de informações e dados que você encontrar: estatística de mercado, depoimentos de outros usuários e empresas, bem como as funcionalidades oferecidas.

Lembre-se de que quanto mais argumentos positivos você estiver munido, maiores serão as chances da sua proposta ser considerada e, principalmente, aprovada.

3. Tire as dúvidas

Certamente essa pesquisa resultará em muitas dúvidas de funcionamento, suporte, pagamento, entre outras. Portanto, antes de apresentar o sistema, esclareça todas elas com as empresas responsáveis, aproveitando o momento também para se certificar de informações.

Solicite apresentações por parte das equipes de vendas, para que você possa entender da melhor maneira, os impactos que a adoção de um novo sistema ocasionará no ambiente de trabalho. A ideia é que isso sirva também para que no momento da apresentação você saiba responder os questionamentos feitos pelos responsáveis da aquisição.

4. Envolva a equipe

O sistema pode ser muito útil para você, mas também precisa ser para todos os demais membros da equipe, que devem estar envolvidos com a ideia desde o início. O pontapé inicial deve ser seu, mas não esqueça de compartilhar com os outros colaboradores

Com o engajamento de mais pessoas, a tarefa de defender a troca de sistema e obter feedback positivo será muito mais fácil e positiva.

Conheça o Clínica nas Nuvens

Se você está em busca de um novo sistema para a clínica ou consultório onde trabalha, não deixe de conhecer o Clínica nas Nuvens: um software online completo para o controle e gerenciamento desses estabelecimentos, independente da área da saúde.

Faça um teste grátis, converse com nossa equipe e solicite uma apresentação. Você vai se surpreender!

André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto é especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). É CEO do Clínica nas Nuvens, um software médico online completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *