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Como conquistar mais pacientes através das mídias sociais

Como conquistar mais pacientes através das mídias sociais

Seja você um médico em início de carreira ou com alguns anos de experiência na área, mais cedo ou mais tarde você provavelmente vai se deparar com esse problema: espaços vagos na agenda.

Nem sempre manter seu consultório ou sua clínica movimentados é uma tarefa simples. Isso costuma demandar bastante tempo, empenho e dedicação, principalmente diante de clientes/pacientes cada dia mais exigentes e com acesso à informação na palma da mão.

A preocupação e, muitas vezes, o desespero costumam tomar conta em situações como essas. No entanto, a solução é justamente o que a maioria acredita ser a fonte do problema: a internet.

A web oferece inúmeras alternativas para que você alcance um grande número de pessoas com um custo relativamente baixo; e, dessa forma, seja lembrado e procurado por esse público sempre que precisarem dos serviços oferecidos por você, independente da especialidade.

É o chamado Inbound Marketing: uma estratégia que visa conquistar pessoas através de informações pertinentes e interessantes, em vez de comprá-las.

Ficou interessado? Então, confira nossas dicas para você colocar esse trabalho em prática hoje mesmo!

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Utilize os canais certos

O primeiro passo é identificar em quais redes sociais seu público-alvo está. De nada adianta criar um perfil no LinkedIn ou um canal no YouTube, por exemplo, se seus possíveis pacientes não utilizam mídias como essas.

Crie perfis nas redes certas e que serão atualizadas por você ou sua equipe, afinal esse é um trabalho que precisa ser constante. Lembre-se de que o objetivo principal é “aparecer” e ser “encontrado” por pessoas que buscam especialistas como você.

Ofereça conteúdo

Se as pessoas, cada vez mais, estão em busca de informações sobre doenças, tratamentos médicos, hábitos saudáveis e formas de prevenir possíveis problemas de saúde, porque não, ser você a fonte de conteúdos como esses?

Essa é uma forma bastante eficaz de conquistar a atenção e a confiança dos usuários que, todos os dias, são bombardeados com inúmeras informações errôneas e entediantes.

Mas, atenção: oferecer conteúdo não significa vender seu serviço a todo instante com publicações que falam apenas do seu trabalho, do seu consultório ou dos equipamentos utilizados por você. É claro que isso também é interessante, porém precisa ser a menor fatia neste tipo de estratégia.

Crie um blog

O blog é uma das plataformas mais eficientes quando o assunto é atrair visitantes e/ou interessados no seu negócio. Simples, prático e bastante poderoso, ele ajuda ainda a educar seu pacientes e a melhorar o rankeamento orgânico em buscadores como o Google.

Dessa forma, a ideia é utilizar a ferramenta para postagens semanais ou quinzenais sobre assuntos que demandam mais explicações. O canal é ideal para publicações em formatos de texto, mas também aceita vídeos, imagens e Gif.

Não esqueça de compartilhar o conteúdo em outras redes, como o Facebook, para alcançar seus seguidores.

Demonstre casos bem-sucedidos

Falar sobre um determinado método que você utiliza em seus tratamentos pode ser interessante, mas demonstrar um caso bem-sucedido de um paciente seu que tenha utilizado a técnica, com toda a certeza, chamará muito mais atenção.

Exemplos tornam as situações mais próximas de quem está lendo ou assistindo o conteúdo, portanto, sempre que possível, e com as devidas autorizações, utilize depoimentos ou fotos de pacientes que possam validar as informações disponibilizadas por você.

Utilize mídias alternativas

Nem só um blog, nem só um site, nem só uma rede social: é preciso variar as mídias bem como os tipos de postagens realizadas em cada uma delas. Caso contrário, as informações e a sua presença no meio virtual acabam virando um “ponto cego” para os internautas.

Procure oferecer conteúdos diferenciados, variando entre imagens com escritas, só imagens, vídeos curtos com depoimentos, infográficos, eBooks e muito mais. Tudo isso vai ajudar você a se tornar uma referência na área e a atrair, conquistar e converter mais pacientes.

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André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto é especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). É CEO do Clínica nas Nuvens, um software médico online completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios.

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