Sistema online completo
para clínicas e consultórios
A importância do arquivamento online de imagens em tratamentos dermatológicos

A importância do arquivamento online de imagens em tratamentos dermatológicos

Já falamos aqui no blog sobre como a evolução tecnológica tem mudado significativamente processos em diversas áreas. Na saúde, por exemplo, a comunicação e a centralização de informações são alguns pontos que já foram impactados por essa transformação.

A relação médico-paciente também sofreu alterações neste novo modelo. As ferramentas de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, o Skype, entre outras, automatizaram essa ligação em busca de uma proximidade, o que resultou em mais confiança e também mais fidelização.

Dessa mesma maneira, os diagnósticos também estão passando por mudanças. Essa facilidade na comunicação mencionada anteriormente resultou em análises mais precisas, através de pesquisas, de compartilhamento de opiniões (mantendo, é claro, o sigilo e a ética) e da documentação de informações.

Dermatologia

Falando especificamente dessa área da saúde, a dermatologia, as imagens, literalmente, falam mais que mil palavras. As imagens arquivadas – desde o início, considerando a evolução do tratamento – possibilitam entender como o paciente reage à medicação.

Muitas vezes, apenas o relato, por exemplo, via telefone, não supre as necessidades de detalhes que os dermatologistas precisam para atestar qualquer diagnóstico. É exatamente aí que a documentação de imagens entra: no acompanhamento da trajetória do paciente.

Psoríase, acne, micose e herpes são alguns exemplos de doenças que podem ser impactadas positivamente pela documentação de imagens, permitindo um acompanhamento mais detalhado e organizado da evolução do tratamento.

Entendendo o processo

Para quem atua há mais tempo e lida, por exemplo, com a papelada habitual de prontuário, é comum manusear imagens impressas em pastas que parece nunca ter fim. Assim, muito além do cuidado com a organização correta, é preciso dispor, por exemplo, de uma estrutura que acomode essas informações em formato físico.

Em uma clínica que trabalha com 3 profissionais dermatologistas, pressupondo que cada um atenda em torno de 7 pacientes por dia, consegue-se visualizar uma quantidade relativamente grande de informações a serem arquivadas.

Com um sistema online que integre e centralize as informações do consultório e que permita, ainda, a documentação por paciente de imagens, essa tarefa se torna substancialmente mais fácil.

Com o Clínica nas Nuvens, você tem a sua disposição uma galeria de imagens e documentos completa e totalmente personalizável para o armazenamento de qualquer imagem ou documento relacionado ao seu paciente; além, é claro, de outras funcionalidades que oferecem mais facilidade no controle da gestão de clínicas e consultórios 100% online!

Inicie seu teste grátis agora mesmo!

André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto é especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). É CEO do Clínica nas Nuvens, um software médico online completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *