Sistema online completo
para clínicas e consultórios
4 dicas para atender idosos em clínicas e consultórios

4 dicas para atender idosos em clínicas e consultórios

Exemplos de vida, os idosos são “visitas” frequentes em clínicas e consultórios. Oferecer um atendimento diferenciando, considerando suas limitações e necessidades é uma forma de criar um vínculo com esse público.

Estabelecer um relacionamento com base na confiança com pessoas idosas requer bastante paciência e compreensão. Com manias e comportamentos, as pessoas na “melhor idade” tendem a agir, muitas vezes, com teimosia, o que demanda carinho, tempo e dedicação redobrados.

Dessa forma, em ambientes como clínicas e consultórios, por exemplo, em que naturalmente desenvolve-se um estresse pela preocupação com a saúde, atender idosos exige cuidados ainda mais especiais.

Ouvir

Com tantos anos e experiências vividas, é normal que eles tenham muito para contar. Assim, adotar uma postura de ouvinte, interessando-se por seus relatos – principalmente no que tange ao diagnóstico – é uma atitude positiva.

Dialogar

Além de ouvir, o profissional da saúde deve interagir com o idoso, reforçando seu interesse pelo que está sendo dito. Para isso, elevar o tom de voz com aqueles que têm dificuldade de audição é um quesito que precisa ser considerado.

Aconselhar

Com quem já viveu muitas histórias, ser imperativo não é uma exatamente uma boa prática. Aconselhar – reiterando a importância dos cuidados, explicando como cada ação impactará positivamente no tratamento – é muito melhor.

O idoso precisa ver em você um amigo que, apesar de mais jovem, se preocupa com ele e quer ajudá-lo.

Manter contato

Consultas espaçadas, com pouca frequência, podem ser um empecilho na construção desse relacionamento. Assim, manter um contato constante, através de ligações, por exemplo, é recomendável. E, é claro, agendar consultas quando possível, é ainda melhor.

Atender pacientes com dedicação e tempo é uma arma gratuita e bastante eficaz que os profissionais da saúde têm a sua disposição.

Confira também: Você sabe o que seus pacientes falam sobre seu consultório?.

André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto é especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). É CEO do Clínica nas Nuvens, um software médico online completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *