Sistema online completo
para clínicas e consultórios
4 dicas essenciais para uma boa apresentação de secretárias médicas

4 dicas essenciais para uma boa apresentação de secretárias médicas

Aqui no blog, já falamos sobre a importância de uma equipe engajada e comprometida em clínicas e consultórios. Afinal, médicos possuem rotinas bastante cheias e é essencial contar com um time que dá conta do trabalho e possui proatividade.

Dentre alguns profissionais que compõem o grupo, a secretária merece um destaque especial, afinal, ela é o primeiro contato dos seus pacientes com sua clínica ou consultório. Sabendo da premissa de que “a primeira impressão é a que fica“, rapidamente verifica-se a relevância dessa profissional.

Cursos, palestras, workshops e atualizações precisam estar constantemente na rotina da secretária com o objetivo de otimizar suas funções e oferecer o melhor à clínica e aos pacientes. Mas, muito além disso, estão alguns cuidados que precisam ser tomados diariamente que – apesar de parecerem imperceptíveis – fazem a total diferença.

No post de hoje, listamos 4 dicas essenciais para uma boa apresentação de secretárias médicas. Confira!

1. Organização do ambiente

Tudo que é relacionado à saúde precisa ser tratado com organização. Ou seja: a sensação proporcionada ao paciente ao se deparar com um ambiente desorganizado, com papéis espalhados, com coisas fora do lugar, também influencia na sua fidelização.

Assim, a secretária precisa prezar pela organização de sua mesa, do seu material de trabalho e, é claro, de seus processos. Esse hábito reflete diretamente em toda dinâmica do consultório, afetando desde o médico até o paciente.

2. Limpeza

Não é à toa que ambientes de saúde são identificados por cores claras. Estes locais necessitam repassar uma sensação de conforto e limpeza; afinal, são vidas que estão em jogo. O fator limpeza, em específico, merece atenção.

Além do ambiente, a secretária precisa estar atenta à limpeza do seu uniforme, de suas unhas e cabelos, evitando, por exemplo, a perda de cabelos, que causa uma visão negativa.

3. Uniforme

Caso a clínica ou consultório disponibilize uniformes à equipe, além do cuidado referente à limpeza, é importantíssimo estar ligado quanto à manutenção do mesmo, checando periodicamente os bordados e a costura das peças.

Confira também: 5 qualidades essenciais para uma secretária médica

4. Sorriso

Não é só na área médica que ele faz a diferença: um sorriso bonito abre portas em diversas situações. Assim, a secretária médica que investe no seu sorriso e que utiliza-o como uma forma de empatia com os pacientes, animando-os ou, até mesmo, desarmando-os, ganha pontos extras.

Gostou desse post? Então, compartilhe com seus colegas nas redes sociais!

André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto é especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). É CEO do Clínica nas Nuvens, um software médico online completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *