Sistema online completo
para clínicas e consultórios
4 áreas de atuação para um nutricionista

4 áreas de atuação para um nutricionista

Em um mercado cada vez mais concorrido e, muitas vezes, até saturado de profissionais, saber inovar e se destacar para conquistar o seu “lugar ao sol” é fundamental.

As barreiras de colocação atingem diversos setores e não é diferente com a área da saúde, principalmente com profissionais recém-formados, que não sabem ao certo onde atuar ao final da graduação. Entre os que enfrentam mais dificuldades nessa escolha, estão os nutricionistas.

Caracterizada como um ramo responsável pela promoção, recuperação e manutenção da saúde por meio da alimentação, o trabalho desses profissionais é amplo e abrange diversas atividades.

Escolher uma delas é uma tarefa que vai além de gosto pessoal, por isso, selecionamos algumas informações relevantes sobre 4 áreas de atuação para um nutricionista. Confira!

Nutrição Clínica

O nutricionista da área clínica presta assistência dietética e promoção da saúde e atua tanto na Nutrição Hospitalar quanto na Nutrição Ambulatorial.

No primeiro caso, o serviço é destinado a pacientes hospitalizados, banco de leite humano, lactário, entre outros. Já no segundo, o atendimento é voltado para pacientes em consultórios, spas, asilos, clínicas de estética e domiciliar.

Alimentação coletiva

Outra área a ser explorada é a Alimentação Coletiva. Esse profissional atua diretamente no planejamento e controle da qualidade de refeições, capacitação de funcionários, gerenciamento de custos, desenvolvimento de manual de boas práticas, responsabilidade técnica e supervisão.

Os locais de trabalho vão desde restaurantes comerciais, cantinas escolares e indústrias, até cozinhas de navios, aviões, hospitais e instituições de longa permanência.

Nutrição esportiva

Pouco a pouco, a população vem se conscientizando sobre a importância de adotar um estilo de vida mais saudável. Entre as mudanças de hábitos necessárias para isso, a alimentação é uma delas. Por isso, o profissional de Nutrição Esportiva tem um amplo mercado a ser explorado.

No entanto, o trabalho pode ir muito além de consultórios e academias. Essa área de nutrição pode levar o profissional a atender atletas de alto nível ou equipes de diversas modalidades esportivas. Entre as funções está a criação de cardápios visando ao melhor rendimento esportivo com adequação das necessidades individuais.

Gastronomia

Para os profissionais que desejam ir além, a gastronomia também pode ser uma importante aliada no sucesso da sua carreira, já que gastronomia e nutrição andam lado a lado.

O profissional pode atuar tanto no controle da qualidade da cozinha, condições de higiene de restaurantes e criação de cardápios, como na elaboração de novas receitas, buscando a produção de alimentos funcionais ou específicos para diferentes situações da nutrição.

Gostou da nossa dica? Então, você também pode gostar de: Meu primeiro consultório: como iniciar na carreira profissional.

André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto é especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). É CEO do Clínica nas Nuvens, um software médico online completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *