É cada vez mais difícil encontrar pessoas que não tenham se rendido às facilidades proporcionadas pelo uso de smartphones e, consequentemente, de aplicativos.
Dos mais variados modelos e com as mais diversas funcionalidades, os telefones móveis e os apps mobile ganharam as ruas, conquistando grande parte da população brasileira e de muitos outros países. É o que comprova uma pesquisa mundial realizada pela Flurry, empresa norte-americana de análise de dados de apps e venda de publicidade móvel.
De acordo com o levantamento, o uso dos apps mobile cresceu 58% em 2015 em relação ao ano anterior. Um dos destaques fica por conta dos aplicativos de produtividade, que aparecem com 119% de crescimento em 2015 se comparados a 2014.
E, embora muitos sejam bastante populares e de uso mais geral, como Facebook, WhatsApp e Instagram, outros são desenvolvidos para públicos específicos e com recursos certeiros, como os apps para médicos ou futuros médicos, por exemplo.
Por isso, no post de hoje você confere 4 dicas de aplicativos que não podem faltar no smartphone de um médico ou estudante de medicina, independente do sistema operacional.
Figure 1
Com mais de 1 milhão de usuários, o Figure 1 está entre os apps mais populares para profissionais da área. Nele é possível compartilhar casos clínicos com uma comunidade global, resguardando a privacidade dos pacientes, bem como reconhecer condições raras de doenças.
Além de expor seus casos clínicos, no app você também pode participar de grupos de discussão sobre outros casos e cirurgias em tempo real, trocar mensagens como especialistas do mundo inteiro e ainda acompanhar entrevistas com respostas sobre dúvidas dos usuários.
O Figure 1 está disponível para Google Play e App Store.
Whitebook
Esse é o aplicativo ideal para quem enfrenta longos plantões médicos em hospitais e precisa de informações atualizadas a todo instante. Oferece mais de 3 mil tópicos de todas as especialidades para que o profissional tenha respostas rápidas e precisa na hora da tomada de decisão clínica.
Oferece ainda recursos como prescrição, medicamentos, guia de ECG, guia de intoxicações, condutas pediátricas, drogas pediátricas, trauma, condutas cirúrgicas e muitos mais!
O aplicativo pode ser encontrado na App Store e Google Play.
Calculate by QxMD
Calculate by QxMD é a calculadora médica mais utilizada no mundo, baseada totalmente em evidência científicas e com referências bibliográficas. Tudo que um profissional ou estudante necessitar na assistência hospitalar em termos de cálculos é possível encontrar neste app.
Indispensável para quem trabalha em emergências, o aplicativo também auxilia profissionais de Clínica Geral, Cardiologia, Cirurgia, Obstetrícia, Nefrologia, Hematologia, Ortopedia, Pediatria, Gastroenterologia, Neurologia, Neurocirurgia, Respirology, e muito mais.
A calculadora também está disponível no Google Play e App Store.
Resuscitation
Para quem gosta de aprender jogando, Resuscitation é o aplicativo certo. Esse simulador de paciente virtual apresenta casos de pacientes doentes nos quais o usuário, que joga no papel do profissional de saúde, precisa tomar decisões sobre o tipo de atendimento a ser realizado.
A pontuação dos usuários varia de acordo com cada atitude tomada perante casos de urgência e emergência de pediatria, obstetrícia, traumatologia, psiquiatria e gerontologia. O app gratuito oferece 10 casos, os demais precisam ser comprados.
Resuscitation está disponível na App Store e Google Play.
Confira também: Como um software atua para aumentar a produtividade de todos?.