Sistema online completo
para clínicas e consultórios
4 aplicativos que todo médico precisa conhecer

4 aplicativos que todo médico precisa conhecer

É cada vez mais difícil encontrar pessoas que não tenham se rendido às facilidades proporcionadas pelo uso de smartphones e, consequentemente, de aplicativos.

Dos mais variados modelos e com as mais diversas funcionalidades, os telefones móveis e os apps mobile ganharam as ruas, conquistando grande parte da população brasileira e de muitos outros países. É o que comprova uma pesquisa mundial realizada pela Flurry, empresa norte-americana de análise de dados de apps e venda de publicidade móvel.

De acordo com o levantamento, o uso dos apps mobile cresceu 58% em 2015 em relação ao ano anterior. Um dos destaques fica por conta dos aplicativos de produtividade, que aparecem com 119% de crescimento em 2015 se comparados a 2014.

E, embora muitos sejam bastante populares e de uso mais geral, como Facebook, WhatsApp e Instagram, outros são desenvolvidos para públicos específicos e com recursos certeiros, como os apps para médicos ou futuros médicos, por exemplo.

Por isso, no post de hoje você confere 4 dicas de aplicativos que não podem faltar no smartphone de um médico ou estudante de medicina, independente do sistema operacional.

Figure 1

Com mais de 1 milhão de usuários, o Figure 1 está entre os apps mais populares para profissionais da área. Nele é possível compartilhar casos clínicos com uma comunidade global, resguardando a privacidade dos pacientes, bem como reconhecer condições raras de doenças.

Além de expor seus casos clínicos, no app você também pode participar de grupos de discussão sobre outros casos e cirurgias em tempo real, trocar mensagens como especialistas do mundo inteiro e ainda acompanhar entrevistas com respostas sobre dúvidas dos usuários.

O Figure 1 está disponível para Google Play e App Store.

Whitebook

Esse é o aplicativo ideal para quem enfrenta longos plantões médicos em hospitais e precisa de informações atualizadas a todo instante. Oferece mais de 3 mil tópicos de todas as especialidades para que o profissional tenha respostas rápidas e precisa na hora da tomada de decisão clínica.

Oferece ainda recursos como prescrição, medicamentos, guia de ECG, guia de intoxicações, condutas pediátricas, drogas pediátricas, trauma, condutas cirúrgicas e muitos mais!

O aplicativo pode ser encontrado na App Store e Google Play.

Calculate by QxMD

Calculate by QxMD é a calculadora médica mais utilizada no mundo, baseada totalmente em evidência científicas e com referências bibliográficas. Tudo que um profissional ou estudante necessitar na assistência hospitalar em termos de cálculos é possível encontrar neste app.

Indispensável para quem trabalha em emergências, o aplicativo também auxilia profissionais de Clínica Geral, Cardiologia, Cirurgia, Obstetrícia, Nefrologia, Hematologia, Ortopedia, Pediatria, Gastroenterologia, Neurologia, Neurocirurgia, Respirology, e muito mais.

A calculadora também está disponível no Google Play e App Store.

Resuscitation

Para quem gosta de aprender jogando, Resuscitation é o aplicativo certo. Esse simulador de paciente virtual apresenta casos de pacientes doentes nos quais o usuário, que joga no papel do profissional de saúde, precisa tomar decisões sobre o tipo de atendimento a ser realizado.

A pontuação dos usuários varia de acordo com cada atitude tomada perante casos de urgência e emergência de pediatria, obstetrícia, traumatologia, psiquiatria e gerontologia. O app gratuito oferece 10 casos, os demais precisam ser comprados.

Resuscitation está disponível na App Store e Google Play.

Confira também: Como um software atua para aumentar a produtividade de todos?.

André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto é especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). É CEO do Clínica nas Nuvens, um software médico online completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *