Sistema online completo
para clínicas e consultórios
Pediatria: como conscientizar os pais sobre a importância do acompanhamento médico

Pediatria: como conscientizar os pais sobre a importância do acompanhamento médico

Ver o filho crescer saudável e feliz é o sonho de todo pai e mãe. Para isso, muita dedicação e muito trabalho, além de um acompanhamento médico, são essenciais em todas as fases da infância.

Na contramão dessa situação, muitas vezes, os pais acabam procurando o pediatra somente quando a criança está com algum sintoma. Essa é uma prática bastante errônea e, dessa maneira, um trabalho de conscientização junto aos pais e responsáveis desde o nascimentos dos pequenos é fundamental.

Pediatras são peças-chave nesse processo. Esses profissionais juntamente com suas equipes – através de iniciativas – farão o contato com os pais e desenvolverão as ações planejadas.

Planejamento e faixa etária

É claro que o planejamento das ações a serem desenvolvidas está diretamente ligado à faixa etária das crianças. Com os menores, obviamente, as iniciativas serão diretamente focadas nos pais.

Com aqueles um pouco maiores, já se pode pensar em algo diretamente ligado a eles em função do seu poder decisório, que tem aumentado consideravelmente nos últimos tempos.

Contatos frequentes

Pais e mães têm rotinas muito corridas. São compromissos de casa, do trabalho e do dia a dia dos próprios filhos. Assim, é fácil, por exemplo, esquecer o retorno regular ao pediatra.

Sua equipe pode trabalhar em contatos frequentes, afim de lembrá-los da importância do retorno.

Parceria com instituições

Outra iniciativa importante e que faz a diferença é estabelecer parcerias com grupos de pais, entre outras instituições, para a realização de palestras e orientações sobre a importância do acompanhamento pediátrico em todas as fases da infância.

Manter a informação aos pais e responsáveis, educando-os sobre o valor da orientação médica para a criança, é a melhor maneira de engajá-los e torná-los aliados, além, é claro, de fidelizar um público para sua clínica ou consultório.

Confira também: 5 dicas de decoração para sua clínica ou consultório médico.

André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto é especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). É CEO do Clínica nas Nuvens, um software médico online completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *