A importância de um sistema hospedado na nuvem para a gestão do seu consultório

A importância de um sistema hospedado na nuvem para a gestão do seu consultório

A cada dia, novas empresas e instituições “se rendem” aos benefícios de serviços cada vez mais tecnológicos. Os tempos são de mudanças constantes e imediatas. E um desses serviços, que tem ganhando muito destaque, é justamente a gestão de empresas, corporações, clínicas, etc., feita por um sistema médico hospedado na nuvem.

Acompanhe este texto e fique por dentro de como um sistema médico hospedado na nuvem pode ser a solução para sua clínica ou consultório, independente da área de atuação.

Além do espaço físico

Tendência nos mais diversos setores, esse modelo de tecnologia, com hospedagem na nuvem, tem se destacado na área da saúde, especialmente em clínicas e consultórios médicos. Isso porque ele permite, principalmente, otimizar tempo, estabelecer novas estratégias e alcançar melhores resultados.

Mas, a grande vantagem desse tipo de gestão está mesmo em sua ferramenta principal de execução: a internet. A conexão da sua empresa através dessa plataforma oferece grandes facilidades e inúmeras possibilidades, que permitem ir muito além do espaço físico.

Flexibilidade

Com um sistema de gestão totalmente na nuvem, você terá muito mais flexibilidade no seu trabalho e na execução de tarefas. Informações e dados poderão ser acessados a qualquer hora e de qualquer lugar, basta ter uma conexão ativa com a internet.

Dessa forma, mesmo durante viagens para congressos ou capacitações, por exemplo, você poderá se manter atualizado sobre o andamento das atividades na sua clínica, sem precisar deixar a gestão de lado.

Sistema para clínica

Redução de custos

A implantação de programas computadorizados costumam gerar despesas altas para empresas. Isso porque, esse tipo de programa exige um servidor próprio ou a instalação de softwares em cada um dos computadores da empresa, resultando em altos gastos com infraestrutura e manutenção.

Já com a utilização de sistemas de gestão na nuvem isso não acontece. Sem gastos com servidores e manutenção, esse modelo é considerado uma ótima opção quem deseja reduzir custos.

A maioria dos modelos disponíveis no mercado oferecem valores acessíveis, com recursos que se adequam a realidade da sua clínica ou consultório. Contratando um sistema, você paga mensalmente apenas pelos recursos que vai utilizar no dia a dia e ainda conta com o suporte de técnicos especialistas da empresa fornecedora, que irão auxiliar em qualquer tipo de problema, sem custos a mais para o seu bolso.

Segurança

A segurança é um dos principais itens a ser questionado quando o assunto é sistema de gestão na nuvem. Muitos profissionais ainda têm dúvidas na hora de migrar para a grande rede e, se você é um deles, saiba que essa é uma preocupação cada vez mais desnecessária.

Isso porque, assim como a tecnologia evolui constantemente, os sistemas de segurança seguem o mesmo ritmo. Serviços eficazes de gestão na nuvem contam com padrões internacionais de segurança como a criptografia e o certificado digital, que garantem máxima proteção aos dados.

Lembre-se de que computadores, celulares, pen drives e arquivos são bem mais suscetíveis a falhas e quando elas acontecem, os estragos costumam ser grandes. Já com um sistema na nuvem, os dados estarão bem mais protegidos.

Além disso, um sistema médico hospedado na nuvem conta ainda com rotinas de backup automatizadas, que normalmente são executadas diariamente, para que os arquivos sejam copiados para outra infraestrutura de segurança.

software médico

Automatização e atualização

A automatização de processos também está entre os principais benefícios da gestão na nuvem. Atividades como cadastro de pacientes, históricos e lembretes de consultas tornam-se ainda mais simplificadas com o uso de recursos online.

Por exemplo, é possível enviar mensagens automatizadas lembrando os pacientes sobre os horários agendados e após a confirmação de comparecimento, o sistema atualiza a agenda médica automaticamente, colocando a consulta com status de “confirmada pelo paciente”. Mas esse é apenas um exemplo das muitas funcionalidades que um sistema médico hospedado na nuvem oferece.

Além de facilitar a realização de tarefas para toda a equipe, esses sistemas também costumam ser atualizados rotineiramente, ganhando novos recursos e funcionalidades para otimizar ainda mais o trabalho de seus usuários.

Mas, como escolher o melhor sistema médico para minha clínica?

Para escolher o sistema médico hospedado na nuvem que seja ideal para o seu negócio, é importante pesquisar e analisar quais as funcionalidades que ele oferece e de que forma elas atenderão às suas necessidades.

Uma dica é observar a avaliação do sistema no Google e também conversar com outros profissionais da área da saúde que já utilizam algum sistema.

O Clínica nas Nuvens, por exemplo, é um software com mais de 12 mil usuários e que oferece inúmeros recursos, úteis para todos os profissionais da saúde, incluindo: médicos, esteticistas, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, dermatologistas, oftalmologistas, cirurgiões, cirurgiões plásticos, clínicos gerais, geriatras e dentistas.

Quer saber mais sobre como o Clínica nas Nuvens funciona na prática? Solicite uma demonstração gratuita.

Gostou desse material? Então, comente, compartilhe e leia também: 3 informações para você avaliar o custo x benefício de um software para sua clínica. Você também pode assinar nossa Newsletter e receber notificações sempre que postarmos algum conteúdo novo.

agenda médica online

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se