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Por que você precisa aprender a calcular o ROI da sua clínica ou consultório

Por que você precisa aprender a calcular o ROI da sua clínica ou consultório

Toda clínica ou consultório precisa de investimento pra “sair do papel” e continuar funcionando. Além do dinheiro inicial, aplicado em estrutura e materiais, é preciso prever orçamento também para outras ações, como contratação de funcionários e estratégias de marketing.

E, para que o negócio não feche as portas em poucos meses, contar com um bom planejamento financeiro é essencial. Ter controle sobre os gastos e os ganhos da sua atividade pode ser o diferencial, acredite, entre o sucesso ou fracasso do seu empreendimento.

Mais do que ações, é preciso análise constante dos resultados. Pra isso, a métrica do ROI – Return on Investment ou Retorno sobre Investimento – é uma importante aliada. Ela permite direcionamentos mais adequados e tomadas de decisões assertivas e, principalmente, lucrativas.

Entenda mais sobre o ROI

O ROI é utilizado para medir os rendimentos obtidos com base na quantia de recursos investidos. Na prática, o cálculo mostra quanto a empresa ganhou ou perdeu em relação ao que aplicou.

Os resultados da conta permitem avaliar como os investimentos, principalmente da área de marketing, estão refletindo na clínica ou consultório. Eles também ajudam a identificar o prazo do retorno financeiro dessas iniciativas.

Como calcular o ROI

Para calcular o ROI você deve: subtrair o ganho obtido a partir do investimento pelo investimento inicial e, em seguida, dividir o resultado pelo investimento inicial. A fórmula fica assim:

(GANHO OBTIDO – INVESTIMENTO INICIAL) / INVESTIMENTO INICIAL

Exemplo: se o ganho obtido na sua clínica foi de R$ 5.000,00 e o investimento inicial foi de R$ 1.000,00, então você terá: (5.000,00 – 1.000,00) / 1.000,00 = 4.

Interpretando os resultados

No exemplo acima, o resultado demonstra que o retorno obtido foi quatro vezes o valor do investimento inicial. Você também pode analisar o resultado em forma de porcentagem. Para isso, basta multiplicar o resultado da conta por 100. No caso utilizado aqui, o retorno seria de 400%.

Para que os resultados sejam precisos, é importante que todos os custos, por menores que sejam, estejam inclusos no investimento inicial. Dessa forma, você conseguirá analisar de maneira correta o retorno de suas ações para decidir o que está ou não dando certo.

É importante lembrar ainda que alguns fatores externos também podem acabar influenciado os resultados do ROI, como ações de concorrentes diretos, por exemplo. Portanto, a mensuração dificilmente será precisa. É necessário conhecer o mercado para interpretar os números.

A importância

O ROI para clínicas e consultórios médicos é uma forma simples de conhecer, na prática, se o negócio e as estratégias adotas estão surtindo efeito. Incluindo o ROI no planejamento do seu trabalho, seus investimentos serão mais precisos e produtivos.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Compartilhe com a gente nos comentários.

André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto é especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). É CEO do Clínica nas Nuvens, um software médico online completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios.

1 Comentário

  1. Roman
    29 de setembro de 2016 às 10:40 · Responder

    Bom artigo.

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