Sistema online completo
para clínicas e consultórios
5 dicas de decoração para sua clínica ou consultório médico

5 dicas de decoração para sua clínica ou consultório médico

Para muita gente ir ao médico não é, nem de longe, um programa agradável. Imagine, então, quando o ambiente contribui para tornar essa experiência ainda pior. Desorganização, falta de iluminação ou bom senso, são alguns dos maus exemplos encontrado por aí.

Mas, é bom ficar atento: um consultório mal decorado pode acabar afastando seus pacientes. Por isso, esse é um item que precisa ser levado em consideração, tanto por quem está planejando abrir uma nova clínica, como por quem está há vários anos no mercado.

Muito além de um bom atendimento, é preciso oferecer um ambiente aconchegante, agradável e equilibrado aos seus pacientes. Mais do que cumprir as normas de higiene e limpeza, você precisa se preocupar com a decoração e personalização do ambiente.

Tem dúvidas de como fazer isso? Então, confira as 5 dicas que selecionamos para você!

1. Cores

A dica é optar por cores mais claras para seu consultório. Elas devem transmitir a sensação de tranquilidade, paz e aconchego. Não apenas para seus pacientes, mas também aos familiares, acompanhantes e todos que transitam pelo local.

Nas paredes, evite tons muito chamativos que possam provocar agitação nos pacientes. Já as cores mais fortes, como preto e o vermelho, devem ser deixadas para objetos de decoração.

2. Piso

Para o chão, escolha, preferencialmente, material frio, como cerâmica ou porcelanato, que são modernos, resistentes e fáceis de limpar. Tons mais claros também são a melhor escolha.

Não use carpete ou tapete como itens de decoração, já que acumulam pó e bactérias.

3. Mobília

Praticidade e funcionalidade devem conduzir a escolha dos móveis da sua clínica ou consultório. Uma boa dica é optar pelos planejados ou feitos sob medida, que se adequam melhor ao espaço.
Quanto às cores, para deixar o ambiente mais aconchegante, utilize balcões ou painéis em madeira, por ser considerada um elemento que oferece calor de forma natural.

4. Decoração

Para decorar o ambiente, invista em flores naturais e vasos diferenciados em cristal ou cerâmica. Além de deixar o ambiente mais bonito, elas ainda transmitem um ar autêntico e vivo ao espaço.

Na sala de consulta, você pode expor em quadros os certificados da graduação, residência médica e de cursos feitos no exterior, por exemplo. Outra dica é utilizar fotos da família, sem exageros.

5. Iluminação

Por último, mas não menos importante, está a iluminação, que deve ser pensada com cuidado. Apostar em uma iluminação indireta, com lustres ou abajures, é uma boa ideia.

Se o orçamento for menor, escolha luminárias produzidas em papel ou em tecidos como o linho, que deixam o lugar mais acolhedor e transmitem o sentimento de cuidado aos pacientes.

Gostou desse post? Então, confira também: Por que você deve se preocupar com a organização do consultório?

André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto é especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). É CEO do Clínica nas Nuvens, um software médico online completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *