Sistema online completo
para clínicas e consultórios
Informações essenciais que o cadastro de pacientes deve ter

Informações essenciais que o cadastro de pacientes deve ter

O primeiro contato da clínica ou consultório com um paciente acontece, muitas vezes, quando ele entra em contato para agendar sua consulta ou exame. O segundo contato, tão importante quanto o primeiro, é quando ele vem até o consultório para a consulta.

Esse segundo contato pode ser decisivo na escolha do paciente de continuar seu tratamento ou de interrompê-lo e procurar outro profissional. Alguns fatores impactam diretamente nesse contato: o ambiente da recepção, o atendimento prestado pela secretária e, até mesmo, as informações que constarão no cadastro do paciente.

Campos essenciais

Muito além de informações categorizadas, o cadastro faz parte do histórico do paciente na clínica e, quando se fala em saúde, todo e qualquer dado pode ser crucial para o bom atendimento.

Os campos como nome, dados de contato (telefone, endereço, e-mail), número de documentos pessoais (RG, CPF), planos de saúde, são necessários para processos burocráticos, tanto administrativos quanto financeiros.

Mas, além disso, há também informações mais específicas que podem, não somente facilitar o atendimento, mas também dar um panorama mais completo sobre o real estado de saúde do paciente.

Assim, informações sobre, por exemplo, responsáveis em caso de emergência, também podem constar no cadastro.

Campo extra

Muitas clínicas também já utilizam de um campo extra na ficha de cadastro para que o próprio paciente insira outras informações que julgar importante e, principalmente, que se sinta à vontade para declarar.

Essa personalização do cadastro é uma maneira de mostrar mais interesse com o paciente, humanizando o atendimento e demonstrando que ele realmente é importante para a sua clínica ou consultório.

É claro que assim como demais documentos, a ficha cadastral é sigilosa e deve ser mantida como tal.

Gostou desse post? Então, confira também: Entenda o que é reengajamento e como ele pode contribuir com sua clínica.

André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto é especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). É CEO do Clínica nas Nuvens, um software médico online completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *