5 dicas de livros para auxiliar no seu plantão médico

5 dicas de livros para auxiliar no seu plantão médico

Não podemos negar que a internet mudou o acesso às informações e ampliou o conhecimento de muitos profissionais. No entanto, há livros impressos que, apesar da data na qual foram publicados, não ficam obsoletos e são de grande valia.

Na área médica, principalmente, alguns exemplares se destacam pela sua utilidade e pertinência, independente da data. E, para aqueles profissionais da saúde que estão encarando seus primeiros plantões, quanto mais conhecimento melhor!

Por isso, hoje, selecionamos algumas dicas de livros já consagrados e super indicados por quem já está na caminhada há tempo e têm muita informação importante para compartilhar. Confira!

Guia de Bolso do Pronto-Socorro

pronto-socorro

Fonte: submarino.com.br

Mesmo sendo grande em conteúdo, ele estará ao seu alcance a qualquer momento, pois esse guia cabe no seu jaleco. O material se destaca por desatar alguns nós e tirar dúvidas, de maneira prática e objetiva, que afetam os profissionais das emergências, quanto aos casos recebidos no PS.

Não é segredo pra ninguém que, diante da rotina corrida e turbulenta de um Pronto-Socorro, não se pode selecionar os casos que serão atendidos. Em um mesmo plantão é possível ter um caso de gripe, paciente com crise renal, uma mãe em trabalho de parto e, não raramente, casos de acidentes de trânsito. 

Com esse guia, o profissional encontrará conteúdos sobre diversas áreas como oncologia, neurologia, reumatologia, hepatologia, dermatologia, infectologia, gastroenterologia, cardiologia, hematologia, pneumologia, nefrologia, e outras.

A proposta é ter uma fonte rápida de informação, mas também poder, em casa, com tempo, estudar e aprender sobre os diversos assuntos abordados.

De um modo geral, o profissional vai estar preparado para atender todas as ocorrências que aparecerem, cuidando dos pacientes de forma profissional e humana, somando esforços com a equipe de enfermeiros e técnicos que vão te auxiliar nos trabalhos. 

Blackbook Pediatria

Pediatra

Fonte: submarino.com.br

Este livro é um marco na área pediátrica. É o livro mais vendido no país sobre este tema e aborda as mais avançadas técnicas da pediatria.

O livro oferece um oceano de conteúdos pertinentes a saúde da criança, com informações abordadas de forma prática, por grandes profissionais da área. Um verdadeiro manual para que os médicos estejam sempre atualizados sobre os mais variados assuntos da sua profissão.

Na obra, temos tópicos sobre prescrições, indicações terapêuticas, a questão do médico e da família, assuntos ligados aos diagnósticos, abordando temas de urgência e emergência pediátrica, com enfoque em casos que causam um grande ‘estresse’, não apenas pela complexidade, mas pela ansiedade dos pais que acompanham a criança – especialmente se forem pais de primeira viagem. 

Aliás, uma coisa importante de se considerar e que o livro também trata, é justamente a questão dos pais. É preciso ter uma boa dose de paciência para explicar aos acompanhantes o que está acontecendo e qual a sequência dos procedimentos. Isso é tão fundamental quanto saber como agir diante do choro da criança. 

Neste guia você terá um norte para muitas situações que vão aparecer nos seus plantões. É importante também destacar a seção inicial de medicamentos com uma apresentação bastante esclarecedora.

Blackbook Clínica Médica

clínica médica

Fonte: submarino.com.br

Ainda da série Blackbook, esta segunda edição do Blackbook Clínica Médica já é um clássico consagrado. A obra é uma espécie de bíblia na área médica, contendo explicações claras sobre diversos assuntos que podem ajudar profissionais de saúde das mais diversas especialidades. 

Para quem deseja se atualizar e compreender bem as práticas médicas atuais, este livro é um guia indispensável. Texto didático, prátido e objetivo, ideal expandir os saber da medicina.

Um dos pontos altos desta obra é como ela aborda a questão dos medicamentos. O livro contém informações valiosas para prescrições e possui um espaço que compila todos os medicamentos possíveis, trazendo contraindicações, as doses certas para crianças e adultos, e muito mais.

Também aborda inúmeros temas que são comuns no universo da Medicina Clínica e traz conhecimentos detalhados sobre refluxo gastroesofágico, AVC, problemas com drogas como cocaína e crack, hipertireoidismo e hipotireoidismo, doenças oftalmológicass, dermatológicas e muitos outros assuntos.

Ortopedia – Manual de Fraturas

ortopedia

Fonte: submarino.com.br

Se você é Ortopedista, esse livro não pode faltar na sua biblioteca. Nele, você encontra dados e informações sobre classificação e tratamento de fraturas, que podem fazer toda a diferença na hora do diagnóstico.

Com linguagem clara e um índice de fácil manuseio, ele permite sanar diversas dúvidas referentes aos tratamentos que podem ser aplicados aos pacientes. É, sem dúvidas, uma grande ferramenta de auxílio, para ser utilizada em qualquer momento, inclusive no próprio plantão.

O livro é um manual completo, criado e revisado por especialistas, para proporcionar aos leitores informações e dados detalhados no que se refere ao tratamento de fraturas em adultos e crianças.

Contém várias ilustrações, diagramas, quadros e listas, com conteúdo pertinente a esta área. Sua construção foi feita de modo a facilitar a busca pelas informações, para que facilmente você possa encontrar o que procura, sejam assuntos ligados a anatomia, avaliação radiológica, epidemiologia, mecanismos da lesão e outros.

Mantenha-se atualizado com as questões mais importantes da traumatologia e seja um profissional com mais destaque no seu ambiente de trabalho.

Emergências Clínicas – Abordagem Prática

emergências clínicas

Fonte: submarino.com.br

Este livro possui conteúdo amplo e é utilizado em grandes universidades por todo o país. Uma verdadeira referência em Medicina, ele traz 90 capítulos sobre diversos assuntos, todos atualizados e constantemente revisados. 

Seu foco principal, como o próprio nome já diz, é o dia dia das emergências. Estruturado por grandes profissionais com experiência em pronto-socorro e no atendimento de pacientes, seu conteúdo é didático e de fácil assimilação, e sua construção foi pensada para que seja prático de ser consultado. A ideia é que o profissional possa fazer uso dele durante uma ocorrência, para tirar uma dúvida, por exemplo. 

A obra também possui anexos com posologias, reações adversas, medicamentos e demais conteúdos para a consulta prática. Além disso, apresenta mais de 100 imagens, todas coloridas, para fins educativos e de pesquisa.

Mas as informações não param por aqui, mesmo porque, são mais de 1.340 páginas de muito conteúdo médico. Vale a pena você ter em mãos!

Por fim, vale salietar que, toda fonte de conhecimento, desde que seja confiável, independente do formato de publicação, é válida e oportuna. Seja no físico ou no digital, tenha sempre materiais que possam te auxiliar na sua jornada médica. 

E você, tem outra indicação de material? Conte pra gente nos comentários!

Sistema para clínica

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se