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3 formas de otimizar a comunicação interna da sua clínica

3 formas de otimizar a comunicação interna da sua clínica

Como está a comunicação interna da sua clínica? A pergunta é simples e remete a uma resposta que também deveria ser, mas a realidade nem sempre é assim. Com uma rotina agitada, agenda cheia e funcionamento a todo vapor, a comunicação interna acaba sendo deixada de lado.

No entanto, ela é fator imprescindível para o sucesso de qualquer negócio, incluindo o seu consultório. Lembre-se de que a maneira como sua equipe troca informação internamente reflete na imagem e conceito da sua clínica fora dela, perante seus pacientes e futuros clientes.

Por isso, quando as mensagens são claras e o diálogo é preciso, as atividades fluem e o trabalho é realizado de maneira correta, resultando em uma boa reputação. Há diversas formas de conquistar um ambiente assim e nós separamos algumas para compartilhar aqui.

Centralize a divulgação das informações

Os colaboradores precisam ter conhecimento sobre o que acontece no consultório, tanto coisas boas como ruins. Mas, é importante lembrar que essas informações devem chegar até eles de maneira adequada e precisa, por isso é fundamental centralizar a divulgação das informações.

Procure sempre repassar comunicados e notícias importantes através de uma conversa clara e precisa com os colaboradores. Fale sobre os assuntos antes que eles ganhem a “rádio corredor” e criem um problema desnecessário. Essas são formas eficientes de evitar ruídos na comunicação.

Outra alternativa é escolher um canal para divulgação oficial das informações que envolvem a clínica. Blogs internos, newsletter, e-mail ou informativos impressos são algumas opções. É preciso apenas definir e colocar em prática a estratégia.

Incentive a conversa entre sua equipe

Uma boa comunicação interna também precisa envolver a troca de informações entre os funcionários. Oferecer espaço para conversas e interação entre os colaboradores é importante para garantir o compartilhamento do conhecimento, ideias e experiências entre a equipe.

O resultado dessa prática costuma ser uma clínica mais produtiva, porque a equipe está entrosada e trabalha unida em prol do mesmo objetivo: garantir o sucesso do consultório.

Utilize a tecnologia

Não é de hoje que a tecnologia tem sido uma importante aliada das empresas quando o assunto é comunicação externa. O que muita gente acaba esquecendo é que algumas ferramentas também podem ser utilizadas para a comunicação interna da sua equipe.

Sua clínica ou consultório médico também podem ser beneficiados com isso. Além do tradicional WhastApp, outras alternativas como Slack, Skype ou Google Hangouts (para conversas de vídeo) podem ser utilizadas para facilitar processos e otimizar tempo.

Antes de implementar uma delas, no entanto, converse com os colaboradores, apresente as justificativas para tal iniciativa e busque o comprometimento de cada um. Elas podem oferecer excelentes resultados para sua clínica, mas, pra isso, precisam ser utilizadas de maneira correta.

Conhece outras dicas para melhorar a comunicação interna da clínica? Compartilhe as sugestões nos comentários!

André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto é especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). É CEO do Clínica nas Nuvens, um software médico online completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios.

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