Sistema online completo
para clínicas e consultórios
5 qualidades essenciais para uma secretária médica

5 qualidades essenciais para uma secretária médica

Como parte do primeiro contato do paciente com a clínica, a secretária é peça-chave fundamental para que ele já comece com uma ótima primeira impressão.

Ela – e aqui nos reportamos ao sexo feminino pela grande maioria de mulheres que ocupam esse cargo – é responsável pelo agendamento de consultas, pelas rotinas administrativas, mas, muito além disso, ela organiza o funcionamento diário do consultório para que o médico possa se preocupar com as consultas e com o bom atendimento aos pacientes.

Escolher uma boa secretária para a clínica não é uma tarefa fácil, pois muitos são os critérios que devem ser considerados ao analisar os perfis das candidatas. É um processo que deve ser bastante criterioso para que seja o mais assertivo possível.

Em termos de atendimento, podemos citar 5 qualidades essenciais que toda secretária médica deve ter para desempenhar no trabalho e garantir o sucesso do consultório.

Versatilidade

Quando falamos em um profissional versátil, nos remetemos à ideia de alguém que esteja pronto para se engajar em novas funções ou que tenha a capacidade de solucionar problemas de forma rápida.

Cordialidade

Quem está em uma clínica médica, está passando por um momento difícil, por isso, a secretária médica precisa ser cordial. Um sorriso, um bom dia são pequenos gestos que fazem a diferença no dia de quem não está muito bem.

Além disso, o tratamento se estende a fornecedores e a outros colaboradores.

Discrição

Assim como o profissional da saúde, a secretária também precisa seguir a ética médica. Portanto, manter as informações pessoais de cada paciente de forma confidencial é imprescindível. O paciente precisa se sentir seguro no consultório, durante o atendimento.

Postura profissional

Somos seres humanos e é normal que nos sintamos abalados por determinadas situações. Mas, é preciso que na maior parte do tempo a secretária assuma uma postura profissional, mantendo o bom senso em situações delicadas, como pacientes e familiares demasiadamente ansiosos.

Organização

Não somente para a secretária, mas em qualquer profissão, a organização pode ser a chave para o sucesso de uma carreira. Planejar, criar cronogramas, antecipar tarefas, são maneiras de evitar erros e situação inesperadas, além de aumentar a produtividade.

Você atua em um consultório médico e acredita que outras qualidades fazem a diferença? Conte pra gente nos comentários!

André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto é especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). É CEO do Clínica nas Nuvens, um software médico online completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *