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Como um planejamento de marketing pode alavancar a procura pelo seu consultório

Como um planejamento de marketing pode alavancar a procura pelo seu consultório

A chegada de um novo ano traz consigo resoluções e metas pessoais e profissionais que inspiram as pessoas a ter novos e melhores comportamentos. Com as empresas não é muito diferente.

As clínicas e consultórios – assim como as empresas – precisam se reinventar constantemente para permanecer ativas e lucrativas e, para isso, ações inovadoras são essenciais. Um plano de marketing é uma ótima maneira de estabelecer objetivos, estratégias e criar um planejamento para colocar tudo isso em prática.

Mas, quando se trata de pacientes, não basta vender o produto ou serviço, é preciso trazer à tona todo lado humanizado da saúde, que trata, essencialmente, de vidas. Apesar de parecer um pouco mais dificultoso e trabalhoso, desenvolver um plano de marketing para clínicas e consultórios pode ser um bom desafio com ótimos resultados.

Como começar

Um plano de marketing bem-sucedido parte de uma análise de realidade bastante minuciosa. Portanto, liste e analise com cuidado qual seu público atualmente, como está sendo a oferta de serviços da sua clínica, além de saber como é o atendimento, a consulta e o retorno para os pacientes.

Trace objetivos

Você já sabe onde está; agora é hora de saber para onde quer ir. Delimite os objetivos que quer alcançar. Preferencialmente, liste os objetivos relacionados a cada setor da sua clínica, por exemplo: atendimento, serviços, divulgação, consultas.

Faça um planejamento

Com o início e o “fim” do caminho, desenvolva um planejamento para documentar cada passo. Mas, fique atento: estabeleça prazos que podem ser cumpridos; porque, o não cumprimento pode gerar uma frustração que, talvez, possa atrapalhar o andamento do seu plano.

Envolva a equipe

Se a sua clínica está começando e, no momento, sua equipe é composta por você e por uma secretária, compartilhe com ela o plano e decidam como vocês podem fazer a divisão de tarefas.

Se você tem uma grande equipe, some esforços em busca da concretização das metas estabelecidas.

Muito além da preocupação com a saúde do paciente, é preciso estar atento à experiência que ele tem quando está no seu consultório e um plano de marketing é um instrumento essencial para tornar essa experiência em algo positivo.

Sua clínica ou consultório já possui um plano de marketing? Como você avalia a execução dele? Conte pra gente nos comentários!

André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto é especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). É CEO do Clínica nas Nuvens, um software médico online completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios.

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