Plano de marketing para clínica médica: como alavancar a procura pela clínica 

Plano de marketing para clínica médica: como alavancar a procura pela clínica 

Criar um plano de marketing para clínica médica é elaborar estratégias a partir das metas e definições que a clínica tem para os próximos meses e anos. Com um plano completo com direcionamentos claros, é possível alavancar a procura pela clínica e aumentar os lucros. 

As clínicas precisam se reinventar constantemente para permanecerem ativas e lucrativas. Para isso, ações inovadoras são essenciais. De acordo com o Gartner, 48% dos profissionais de marketing acreditam que estratégia, planejamento e processos são as áreas centrais para investimento em inovação.  

Um plano de marketing para clínicas e consultórios é uma ótima maneira de estabelecer objetivos e estratégias para colocar tudo isso em prática. Acompanhe o conteúdo e saiba mais sobre isso.   

Por que apostar em um plano de marketing para clínica médica? 

Apostar em um plano de marketing para clínica médica é um passo importante para entender as estratégias a serem adotadas ao longo do tempo, desde os desafios diários até as metas a serem atingidas ao longo dos meses e anos. 

Imagine uma clínica que tenha o interesse de oferecer um novo serviço e, para isso, precisa criar estratégias para atrair um novo público, por exemplo. Por meio de um planejamento de marketing focado em clínicas médicas, fica mais fácil colocar as ideias em prática, tendo clareza sobre os objetivos e os reais resultados alcançados.   

Leve em conta que um planejamento de marketing para clínica médica bem elaborado, não é um manual rígido de regras, ele se adapta às mudanças pensadas no decorrer do tempo, para ações na clínica.   

Etapas de um planejamento de marketing para clínicas 

O projeto de marketing deve conter um resumo dos objetivos que a clínica almeja alcançar, uma síntese sobre a atual situação de marketing da empresa, as ações executadas, um demonstrativo dos resultados esperados e a maneira que as estratégias serão implementadas. 

Ao longo dos dias, as etapas do plano de marketing médico orientam a execução de atividades específicas para aumentar a visibilidade da clínica médica, promover serviços e fortalecer a marca. Mensuração de resultados, feedbacks e análises constantes permitem ajustes contínuos, garantindo que a estratégia continue alinhada com os objetivos traçados. 

O plano pode conter outras informações além dessas. Quanto mais completo, melhor. Vale ressaltar que o plano de ação de marketing para clínicas precisa conter um prazo, ou seja, é importante determinar em quanto tempo as estratégias devem ser implementadas e os resultados devem ser alcançados. 

marketing médico

Como começar 

Agora que abordamos a importância do planejamento, vamos compreender como começar a elaboração. De modo geral, um marketing médico bem-sucedido parte de uma análise de realidade bastante minuciosa.   

Essa primeira etapa chamamos de diagnóstico. É interessante fazer uma análise do funcionamento da empresa e do mercado, elencando todas as informações necessárias. Faça uma descrição do volume de pacientes, recursos disponíveis, perfil do público-alvo e concorrência, bem como pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças

Também liste ações de marketing que já foram feitas na clínica, detalhe como foram esses projetos e os resultados obtidos com cada ação. 

Trace objetivos 

Após entender em que cenário a clínica se encontra, é importante definir para onde ela deseja ir. Dessa forma, é preciso delimitar os objetivos que se deseja alcançar. Para isso, vale listar os objetivos relacionados a cada setor da clínica, por exemplo: atendimento, serviços, divulgação e consultas. 

Os objetivos precisam ser realistas, mensuráveis e com prazo determinado. Não adianta incluir objetivos que não possuem perspectivas reais de realização.  

Claro que nada impede que determinados objetivos sejam conquistados com o passar dos anos. Porém, é importante ir por etapas e traçar objetivos realmente palpáveis, ainda mais se a clínica estiver iniciando a trajetória no mercado.   

Planeje o que será feito 

Após definir quais são os objetivos a serem alcançados, determine o que será feito para tudo realmente sair do papel: quais estratégias serão implementadas? Uma agência de marketing será contratada para investir em mídia paga? Um setor de marketing será criado na clínica?   

Enfim, nessa etapa, é importante planejar o que será feito para chegar aos resultados desejados. Também pode ser incluído um prazo para cada ação começar a gerar resultados. Porém, fique atento: estabeleça prazos que podem ser cumpridos, pois o não cumprimento pode gerar frustração. 

Uma dica importante para essa etapa é contar com o envolvimento da equipe. Por exemplo, se a clínica está no início e, no momento, é composta pelo gestor, um médico e a secretária, vale compartilhar o planejamento de marketing entre todos e tomar decisões em conjunto, dividindo tarefas.   

Além disso, considere os custos envolvidos em cada ação, que pode levar em conta contratação de colaboradores ou empresas prestadoras de serviço, aquisição de ferramentas, treinamentos e etc.  

A equipe financeira pode ajudar na procura de empresas terceirizadas em marketing, com foco no melhor orçamento, por exemplo. Enquanto isso, o atendimento pode conversar com os pacientes e entender quais canais de comunicação eles utilizam. Enfim, trabalho em equipe gera melhores resultados. 

Business Intelligence para clínicas

Acompanhe os resultados 

Após finalizar o planejamento estratégico de marketing da clínica e começar a colocar as ações em prática, chega o momento de acompanhar os resultados gerados por cada estratégia.   

No caso de clínicas que apostaram no aumento da venda de determinado serviço, por exemplo, é importante acompanhar quais estratégias geraram os melhores resultados, quanto tempo levou para determinada ação conquistar um novo cliente, entre outros pontos. 

Com base nos resultados obtidos, é importante fazer ajustes necessários nas estratégias. Extraia lições aprendidas e oportunidades de melhoria para planos futuros. 

Aposte em ferramentas de marketing 

Para facilitar a implementação de determinadas ações do plano de marketing da clínica médica, é importante contar com ferramentas inteligentes, que possam ajudar no alcance dos objetivos.  

O Clínica nas Nuvens é um software médico que oferece muitas funcionalidades, entre elas, ferramentas de marketing que ajudam gestores e toda a equipe a conquistar o público de forma eficiente.  

O software de gestão para clínicas, além de diversas personalizações, mensagens e lembretes direcionadas ao público da clínica, ainda possui integração com as principais ferramentas de marketing para automação, o RD Station. Saiba mais solicitando a sua demonstração gratuita

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André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
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