Sistema online completo
para clínicas e consultórios
5 dicas para um plantão médico mais tranquilo e produtivo

5 dicas para um plantão médico mais tranquilo e produtivo

Conciliar a rotina de atendimentos no consultório com longos plantões médicos é a realidade de muitos profissionais. Quem já trabalha há mais tempo com essa rotina, pode até estar acostumado, mas quem está iniciando na profissão tende a encontrar certa dificuldade.

Manter o sono afastado ou arranjar tempo para a alimentação parecem coisas impossíveis quando o assunto é praticamente 24 horas de trabalho direto. Muitos médicos acabam deixando de lado até recomendações simples, fornecidas diariamente a pacientes.

Mas, essas práticas “esquecidas” podem ajudar você a ter um plantão mais tranquilo e produtivo. Para te ajudar, selecionamos algumas dessas sugestões que, se bem aplicadas, vão fazer muita diferença. Confira!

Mantenha seu corpo hidratado com água

A hidratação faz toda a diferença na produtividade. Sem água os nutrientes param de circular e seu cérebro pode perder, e muito, a capacidade de desempenho. O ideal, portanto, é manter-se sempre bem hidratado e não esperar a sede chegar.

Crie o hábito de carregar uma garrafinha com água, afinal ela ajuda a repor melhor as energias do que energéticos ou cafés.

Estar bem alimentado faz toda a diferença

Passar o plantão inteiro sem consumir nenhum alimento é uma prática que deve ficar longe da sua rotina. Assim como a hidratação é importante, estar bem alimentado também faz toda a diferença para encarar horas de trabalho duro.

Sendo assim, destine um tempo para se alimentar e prefira aqueles ricos em fibras como frutas – goiaba, maçã, pera e abacate – e proteínas – leite de vaca, amêndoa e carne vermelha. Eles também ajudam na produtividade.

Reserve 5 minutos para espairecer

Ficar do início ao fim do plantão, fechado na mesma sala, atendendo pacientes não é uma boa escolha. Reserve pelo menos 5 minutos entre uma hora e outra para sair do lugar e espairecer. Isso ajuda a aliviar a mente e afastar o estresse.

Se conseguir, caminhe do lado de fora do hospital. Essa mudança de ambiente possibilita que você volte ao trabalho com mais disposição.

Selecione um tempo para navegar na internet

Navegar na internet, seja para ler notícias ou atualizar as redes sociais, também é interessante. É claro que isso precisa ser feito durante uma pausa no trabalho e da forma correta, sem ficar um longo tempo conectado deixando muito trabalho esperando.

Encontre tempo e espaço para uma soneca

Ninguém é de ferro, bem diz a expressão popular. Portanto, arranje um tempo para um cochilo de 20 minutos em um espaço mais sossegado. De nada vai adiantar ficar de mau humor, lutando contra o sono.

Se você acredita que essa técnica não funciona, faça um teste. As chances de retomar as atividades de forma leve e com mais atenção são bastante grandes.

Como você costuma encarar os plantões? Tem outras táticas? Compartilhe com a gente nos comentários!

André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto é especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). É CEO do Clínica nas Nuvens, um software médico online completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *