Sistema online completo
para clínicas e consultórios
3 dicas simples (e eficientes) de como conciliar vida pessoal e profissional

3 dicas simples (e eficientes) de como conciliar vida pessoal e profissional

Encontrar o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho é o desejo de muitos profissionais, principalmente os da medicina. A busca por esse ponto torna-se ainda mais importante quando ele está relacionado diretamente à produtividade e à felicidade.

Porém, conciliar plantões longos e incansáveis, consultas de última hora e cirurgias de emergência com a rotina da família não é coisa simples, mas nem tão difícil assim. E, em meio a tantas soluções, desculpas por falta de organização e planejamento já não são mais eficientes.

Equilíbrio é uma das habilidades profissionais, um método que ajuda no crescimento e na satisfação, pessoal e profissional. Se você está enfrentando dificuldades para alcançar essa fórmula, confira as dicas que selecionamos!

Aprenda a dizer não

Esta é a primeira etapa para obter sucesso nessa tarefa: aprender a dizer não. Você precisa estar ciente que sua vida não é só trabalho, tampouco apenas lazer. As duas coisas precisam avançar juntas e é você o responsável por determinar e fazer isso acontecer.

Por isso, a programação é tão importante. Ajuste os horários de acordo com as necessidades, como, por exemplo, reservar um período da tarde de atendimentos no consultório para estar presente na reunião dos filhos na escola.

Com planejamento você conseguirá realizar essa e outras práticas sem precisar bagunçar toda a vida profissional.

Reveja o seu modo de trabalhar

Se você costuma trabalhar de segunda a segunda, está na hora de rever esse conceito. É preciso reservar um dia especial para curtir com a família ou os amigos. Isso significa mais qualidade de vida e bem-estar e não apenas horas de trabalho a menos.

Além disso, desfrute de momentos em que todos estão reunidos em casa, como o período da noite, se for o caso. Um almoço ou jantar em família pode parecer simples, mas com certeza irá fazer muita diferença nas experiências de vida.

Aproveite os momentos juntos com qualidade

Reservou um dia para a família e programou para estar em casa no horário do jantar? Aproveite esse tempo com qualidade. De nada adianta apenas a presença física, sem sentimentos e emoções.

Curta os momentos da melhor maneira possível; programe atividades diferenciadas, quebre a rotina de consultório e hospitais com atividades inovadoras e lembre-se: é você o responsável por deixar bons exemplos e criar boas lembranças.

Organiza sua vida pessoal e profissional de alguma outra forma? Compartilhe com a gente nos comentários!.

André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto é especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). É CEO do Clínica nas Nuvens, um software médico online completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *