Sistema online completo
para clínicas e consultórios
Por que você deve se preocupar com a organização do consultório?

Por que você deve se preocupar com a organização do consultório?

Clínicas e consultórios médicos são sempre associados à organização e limpeza ímpares. O local onde pessoas procuram solucionar problemas de saúde deve sempre estar bem cuidado. Uma mesa limpa, organizada e bem decorada não é apenas atraente aos olhos: ela é o sinal do profissionalismo e do interesse do médico pelo conforto dos pacientes.

Muitas vezes, entre rotinas pesadas com plantões e várias consultas, médicos deixam de cuidar de detalhes de organização. Rapidamente, uma mesa bem cuidada pode tornar-se um caos. Por outro lado, um ambiente organizado pode aumentar a fidelização de um paciente.

Você tem problemas para organizar o seu consultório? Então, o texto de hoje é feito para você. Confira as melhores dicas de organização abaixo!

Menos é mais

O excesso não faz bem para ninguém. Seja quando nos alimentamos, compramos algo ou reduzimos a utilização de algum produto essencial, a moderação sempre é a maior aliada. Ao organizarmos uma mesa, o minimalismo é a melhor ferramenta.

Procure ter apenas os materiais mais utilizados. Tenha o número de lápis, papel e canetas necessário para o seu dia a dia. Calendários, agendas e aparelhos eletrônicos devem ocupar o menor espaço possível. Além disso, itens pessoais sempre devem ser armazenados em um local à parte, diminuindo a possibilidade de algo atrapalhar uma consulta.

O cuidado com os papéis é um capitulo à parte. Muitos processos diários de um consultório exigem a impressão de documentos. Receitas e pedidos de exames são apenas algumas coisas que ainda não podem ser digitalizadas. Para otimizar o atendimento, o armazenamento desses documentos sempre deve ser feito com organização em um local de fácil acesso e identificação.

Decoração que reflete sua imagem profissional

A decoração deve levar em conta todos os itens do lugar. Panfletos promocionais, por exemplo, devem ser alocados de forma discreta. Assim, eles não irão atrapalhar o atendimento ou a linguagem visual do consultório.

Já os objetos de decoração devem ser escolhidos com cuidado. Eles serão a tradução da imagem da empresa, portanto, trabalhe para que causem uma ótima primeira impressão. O excesso sempre deve ser evitado, portanto, procure utilizar um material simples e requintado.

Limpeza sempre

Vale lembrar, também, que ninguém gosta de ambientes sujos — principalmente num espaço voltado para a saúde. Trabalhe para que cada canto da clínica ou consultório médico esteja sempre limpo. Dos ambientes mais nobres aos menos frequentados, papéis e objetos desnecessários devem ser descartados. Da mesma forma, locais como a sala de esterilização devem estar imunes a qualquer poeira ou líquido que possa causar problemas.

Um escritório médico com má organização perde agilidade na prestação de serviços e, em último caso, clientes. Diante disso, é indispensável que a melhoria dos processos internos de uma clínica passe por detalhes como a nossa mesa de trabalho.

Ao reduzir o número de itens desnecessários para o trabalho, o médico e os seus funcionários tornam-se mais produtivos. A comunicação com o paciente também melhora. Assim, de papel em papel, boas práticas organizacionais podem ser implementadas, melhorando a experiência de todos os pacientes que visitarem uma clinica.

A organização do consultório médico é um das formas de aumentar a produtividade de médicos e funcionários que trabalham em uma clinica, mas não a única. Conheça as outras em nosso post sobre o assunto!

André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto é especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). É CEO do Clínica nas Nuvens, um software médico online completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *