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Como o marketing pode salvar sua clínica em tempos difíceis?

Como o marketing pode salvar sua clínica em tempos difíceis?

Em tempos de crise, muitas pessoas desanimam com as estratégias de marketing e tendem a retrair os investimentos nessa área. Se isso está acontecendo com sua clínica, saiba que, ao contrário, investir em estratégias de marketing pode ser uma boa saída.

Ele é de grande ajuda para superar as épocas mais difíceis e, é claro, aumentar seu desempenho nos períodos em que o mercado estiver mais favorável. Não sabe como? Preparamos esse post para dar algumas valiosas dicas sobre o tema. Boa leitura!

Marketing de relacionamento

Uma boa estratégia nesses momentos é planejar ações que vão fidelizar os clientes. Isso pode ser feito de diversas formas. Sua clínica pode, por exemplo, realizar uma pesquisa de satisfação, visando captar ideias de como melhorar seus serviços.

Pode também melhorar a experiência dos pacientes que visitam o estabelecimento, trabalhando na redução do tempo de espera e oferecendo agrados para melhorar seu conforto enquanto aguardam atendimento, como café, chá, água, televisão, revistas, Wi-Fi, entre outros. Uma outra forma de trabalhar a fidelização é criando um cartão fidelidade.

As estratégias voltadas para a melhoria no relacionamento são bastante eficazes e geralmente são menos dispendiosas para a empresa do que ações que visam captar novos clientes, ou seja, são muito indicadas especialmente em tempos em que não se pode gastar demais.

Marketing digital

Outra ferramenta que pode gerar bons resultados a investimentos relativamente baixos é o marketing feito nos meios online. Ele tem a vantagem extra de permitir uma medição precisa dos resultados que cada ação traz e permite melhorias constantes.

Cada vez mais o público usa a internet, seja em casa ou na rua, e chegar até ele por meio desse canal pode ser bastante eficiente. Além disso, as ferramentas são inúmeras.

Podem ser traçadas estratégias para redes sociais, links patrocinados, e-mail marketing, otimização do site da clínica, além de muitas outras. Uma ação que vem obtendo destaque é o inbound marketing, uma estratégia que visa conquistar a confiança de potenciais clientes por meio de conteúdos de qualidade.

Bom planejamento e mensuração de resultados

Independentemente da estratégia que sua clínica escolher usar, uma coisa é certa: não será eficaz começar a elaborar ações sem um foco bem definido. É preciso elaborar um planejamento prévio.

Para isso, parta de algumas perguntas: quem é o público que se quer atingir? Quais são as metas numéricas? Quantos novos clientes pretende-se atrair? Em quanto tempo se espera esse retorno? Lembre-se de que as respostas devem ser realistas, pois vão servir como base para o planejamento das ações e para a medição dos resultados.

Depois que a campanha estiver sendo executada, é preciso avaliar constantemente se os resultados obtidos estão de acordo com o que se esperava no planejamento. A partir desses números, pode-se elaborar melhorias nas campanhas.

E então? Preparado para começar a elaborar uma estratégia para sua clínica? Agora que você já sabe como o marketing pode te ajudar em tempos de crise, confira também nosso post sobre como otimizar o tempo nos atendimentos para aumentar a produtividade para se destacar ainda mais!

André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto é especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). É CEO do Clínica nas Nuvens, um software médico online completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios.

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