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Como aumentar a procura de pacientes no período de férias

Como aumentar a procura de pacientes no período de férias

Janeiro costuma ser um mês tranquilo para muitas empresas como indústrias, comércios e até consultórios médicos. O ano está começando e as famílias tendem a cortar “despesas” para reduzir gastos, o que pode influenciar no movimento da sua clínica.

Ninguém quer começar o ano doente, é claro, mas consultas de rotina ou prevenção são importantes. Por isso, essa época de movimento mais baixo pode (e deve) ser aproveitada por você. Definir estratégias para que a procura de pacientes no período de férias não reduza drasticamente é fundamental.

Disponibilize preços e horários diferenciados

Uma ideia é oferecer preços diferenciados para janeiro. Visite a lista de cadastros de seus pacientes mais regulares e veja de que forma poderia ajudá-los. Entre em contato e ofereça uma consulta para esse mês com um valor mais atrativo.

Além do preço, proporcione um horário de atendimento mais acessível ao seu paciente. Atender depois das 18h, logo no começo da manhã ou até mesmo durante o horário de meio-dia pode ser uma alternativa.

Muitas vezes é necessário ceder em alguns aspectos para ganhar em outros. Coloque-se à disposição para se adaptar à realidade do seu paciente. Ele vai se sentir importante e valorizado. Ponto positivo para você.

Estabeleça uma parceria com outro profissional

A medicina possui diversas áreas, mas muitas se complementam. Que tal, então, estabelecer uma parceria com outro profissional da saúde? Um pediatra pode conciliar o atendimento nesse época com um obstetra, por exemplo.

Dessa forma, o mesmo paciente (se for o caso) será atendido por dois médicos. Seja no mesmo consultório ou em endereços diferentes, essa estratégia pode se tornar uma importante aliada até mesmo para seu networking.

Invista em um profissional de marketing

Tanto para as ações descritas acima, como para outras estratégias, um profissional de marketing é fundamental. Ele pode te ajudar a enfrentar e a superar épocas difíceis. Além disso, saberá como melhorar o desempenho de seu consultório quando o mercado estiver mais favorável.

Seja para o marketing de relacionamento ou digital, esse profissional com certeza trará um novo ponto de vista para que sua clínica, não apenas inicie o ano bem, mas também consiga se manter rentável até o fim dele.

Com pequenas ações focadas nesse período, seu consultório/clínica pode ter um grande ganho nesse período, além de se destacar e tornar-se a primeira escolha dos pacientes.

André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto é especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). É CEO do Clínica nas Nuvens, um software médico online completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios.

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