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3 dicas para um overdelivering mais eficiente na sua clínica

3 dicas para um overdelivering mais eficiente na sua clínica

Entregar o que foi prometido é uma das obrigações básicas de qualquer prestador de serviços e ajuda a definir se os clientes vão retornar ou procurar outras opções no mercado. Mas, além disso, diante da forte concorrência e visando se destacar, muitos têm recorrido à prática do overdelivering, ou seja, fazer mais do que o esperado, para conquistar de vez o público.

Quer saber como aplicar o overdelivering de modo eficiente na sua clínica? Então continue lendo o post de hoje!

O que é overdelivering?

Você já teve de explicar o motivo de escolher um profissional em vez de outro, mas não conseguiu colocar tudo em palavras, quase como se o “algo mais” que o diferencia dos demais fosse impossível de descrever? Muitas vezes, esse é um sinal de overdelivering, a capacidade de fazer mais do que é esperado pelos clientes, mesmo que de maneiras tão sutis que, apesar de não serem notadas, podem ser sentidas claramente.

Especialmente na área de saúde, em que a relação entre o profissional e o paciente precisa ser de extrema confiança, essa abordagem ganha ainda mais valor. Mas, apesar de ser um conceito simples de entender, isso precisa ser bem estudado e planejado, não é algo feito sem coordenação, apenas com boa vontade e entusiasmo.

Como implementar o overdelivering com sucesso

Primeiramente, para superar o esperado você precisa conhecer como seus clientes pensam e qual é o padrão estabelecido pelos outros profissionais que atendem ao mesmo público.

Então, com base nisso, pode pensar em maneiras de fazer melhor do que os pacientes sequer pensavam ser possível. Nesse sentido, é sempre bom focar nas coisas que não mudam e naquelas que surpreendem os clientes. Veja algumas dicas:

Meça a satisfação dos pacientes

Você não precisa descobrir sozinho se os pacientes estão gostando do serviço ou o que acham do atendimento. O melhor a fazer é interagir abertamente com eles de modo constante.

Mostre que realmente se importa com a opinião deles, que deseja se certificar de que não haja qualquer problema e, que caso haja, fará o máximo para resolvê-lo o quanto antes. Use isso para incentivar e ajudar os funcionários a melhorar os resultados da clínica.

Cuidado com brindes e bônus

Quando pensamos em superar expectativas, é comum pensar em bônus e brindes, pois as pessoas gostam de pequenos gestos que mostram cuidado e consideração. Apesar de essa opção ser válida, é bom tomar alguns cuidados. Entre eles, escolher um brinde que tenha relação com a sua área de atuação e ter certeza de que os brindes e bônus não serão gastos muito grandes que trarão poucos resultados.

Ofereça retorno gratuito

As pessoas já estão acostumadas a pagar pelo retorno, então que tal fugir da regra? Isso com certeza impressionaria, tanto pela economia quanto pelo gesto. Em compensação, talvez receba mais pacientes por indicação, juntamente com a lealdade dos clientes atuais e, quem sabe, até consiga reconquistar os que se afastaram.

Sem dúvida, overdelivering é algo que vale a pena buscar, pois, ao surpreender seus pacientes com um serviço impecável, benefícios e vantagens exclusivos, em vez de apenas recorrer a agrados imediatos, você também poderá se surpreender com a reação positiva deles. Além de retornarem e se fidelizarem, eles provavelmente irão indicar sua clínica a outras pessoas sempre que tiverem a chance.

Gostou das nossas dicas para um overdelivering eficiente? Então, não deixe de conferir também como ele pode ajudar na sua relação com os pacientes!

André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto é especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). É CEO do Clínica nas Nuvens, um software médico online completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios.

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