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3 dicas para gerenciar o fluxo de pacientes em sua clínica

3 dicas para gerenciar o fluxo de pacientes em sua clínica

Um dos maiores desafios das instituições de saúde atualmente é gerir o crescimento da demanda por serviços médicos sem um aumento muito significativo no orçamento, de maneira a melhorar os padrões de qualidade e acesso.

Levando em conta que muitas clínicas competem diretamente entre si em várias áreas, um mau gerenciamento do fluxo de pacientes pode colocar sua clínica em desvantagem competitiva, pois pacientes insatisfeitos tendem a buscar outros serviços.

A superlotação e o aumento dos clientes cadastrados em sua clínica pede que sejam adotadas medidas de gerenciamento dos clientes e de suas necessidades, melhorando assim a produtividade e os serviços da clínica, e gerando satisfação nos pacientes atendidos, que tendem a fidelizar-se à sua instituição.

Por isso, no post de hoje vamos listar 3 dicas para gerenciar o fluxo de pacientes em sua clínica de maneira mais assertiva e eficaz! Confira!

1. Otimize ao máximo o tempo

O tempo que o paciente passa dentro de sua clínica deve ser reduzido ao máximo. Isso não quer dizer que a consulta deva ser apressada e impessoal — muito pelo contrário, pois isso representa uma queda na qualidade do serviço prestado. O atendimento deve ser otimizado, desde o momento da triagem até a liberação do paciente, de maneira que ele perca pouco tempo em processos burocráticos na sala de espera. Treinamento de pessoal, adoção de prontuários e receituários eletrônicos e agendas automatizadas podem diminuir muito o tempo de atendimento.

2. Reduza as falhas nos processos de atendimento

Falhas humanas no atendimento, além de serem muito prejudiciais aos pacientes, criam gargalos no atendimento e atrasos significativos. Treine seus colaboradores, mostrando a importância da atenção e cuidado com os pacientes desde sua admissão até sua liberação. Um cuidado maior, ao invés de significar tempo perdido, pode aumentar muito a eficiência do processo.

3. Conte com um bom software de gestão

O avanço da tecnologia e o desenvolvimento de softwares de gestão para serviços de saúde podem ser excelentes aliados quando se trata de gerenciar o fluxo de pacientes em sua clínica e, atualmente, se tornaram indispensáveis. O software da Clínica nas Nuvens, por exemplo, é uma ótima opção para melhorar o controle de fluxo de pacientes.

Esses softwares permitem, por exemplo, que os profissionais da área médica tenham acesso a marcações e remarcações em suas agendas, a informações sobre o paciente, a dados operacionais e até mesmo a dados financeiros, entre muitas outras ferramentas.

Quando o sistema de gestão de uma clínica é automatizado, os processos em geral tendem a fluir de maneira mais rápida e eficiente, melhorando de maneira significativa o fluxo de pacientes e a produtividade da clínica.

Além disso, os softwares de gestão são também capazes de analisar dados e gerar relatórios, que auxiliam a identificar pontos fracos no gerenciamento do fluxo de pacientes e a traçar estratégias de melhorias. Por isso, não hesite em adquirir um sistema automatizado para sua clínica!

Esse post foi útil para você? Quer saber mais sobre o assunto? Então leia também nossas dicas valiosas para avaliar a produtividade do consultório médico!

André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto é especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). É CEO do Clínica nas Nuvens, um software médico online completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios.

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