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Pós-consulta: como manter o relacionamento com o paciente?

Pós-consulta: como manter o relacionamento com o paciente?

Nada é mais importante para o sucesso do trabalho de um profissional da área da saúde do que a confiança e a satisfação de seu paciente. Essa relação é responsável por construir a carreira do profissional e também garantir um volume de trabalho adequado a sua rotina.

Apesar disso, muitos profissionais têm grandes dificuldades de manter o relacionamento com seus pacientes, especialmente no momento pós-consulta. Essa perda de contato após o paciente sair do consultório pode ser um grande problema para a carreira e atuação desse profissional.

Se você se identificou com a situação acima, não se preocupe! Vamos compartilhar no post de hoje algumas dicas para que você consiga manter o relacionamento com o seu paciente após a consulta e tornar esse momento o seu diferencial na hora de conquistar novos clientes.

A importância do momento pós-consulta

Alguns médicos — e até mesmo pacientes — consideram o momento pós-consulta até mesmo mais importante do que o atendimento médico em si. É nesse momento que o paciente vai decidir se segue ou não o tratamento proposto e optar por confiar no que o médico disse ou procurar uma segunda opinião sobre seu quadro clínico.

Quando o médico não sabe cuidar do paciente nesse momento, a chance de que ele nunca mais retorne ao seu consultório é grande, por isso, o profissional precisa repensar a maneira de se comunicar com esse cliente até o momento da próxima consulta.

Estratégias para fidelizar o paciente

Fidelizar o seu paciente pode ser uma tarefa que demanda dedicação e tempo, mas está longe de ser considerada impossível. Uma vez que esses cuidados de fidelização começam a fazer parte da sua rotina, essa prática vai se tornar natural e muito simples de ser executada.

Apresentamos abaixo algumas sugestões de estratégias simples para você fidelizar seu paciente e começar agora mesmo a mudar seu relacionamento no momento pós-consulta:

Use a tecnologia para manter contato com seus pacientes

A consulta nunca acaba no momento que você fecha a porta do seu consultório e o paciente retorna para a casa: é preciso que ele saiba que você se importa com o cuidado que ele terá com a própria saúde até o momento de retornar para um novo encontro. Nesse sentido, a tecnologia tem facilitado muito o trabalho do médico no pós-consulta.

É possível criar o hábito de se comunicar por e-mail com o cliente, de publicar artigos no seu site para mantê-lo informado sobre assuntos que lhe interessam e até mesmo pedir a sua secretária que entre em contato com ele para saber como anda o tratamento que foi receitado nesse período entre as consultas. Quanto mais bem apoiado esse paciente se sentir no pós-consulta, maiores serão as chances de seu relacionamento com ele ser um sucesso.

Esteja e seja sempre disponível

Nada incomoda mais um paciente do que precisar do apoio do seu médico e não poder contar com esse suporte. Muitos médicos têm o hábito de não retornar ligações de seus pacientes ou de simplesmente não atendê-los ao telefone quando eles querem tirar alguma dúvida sobre o tratamento. Essa prática vai desmotivar seu paciente ao cuidar da saúde.

Por isso, por mais que muitas vezes pareça ser extremamente difícil, não deixe de atender as ligações de seus clientes, responder os e-mails com questionamentos e sempre deixar um espaço reservado na sua agenda do consultório para encaixar possíveis atendimentos de urgência. Você vai ver que essa disponibilidade vai fazer muito bem para o seu relacionamento com seu paciente.

Cuidar do relacionamento com seu paciente no período pós-consulta é também cuidar da sua carreira. Não se esqueça de que um paciente feliz é o resultado de um trabalho bem feito — e que isso também vai lhe fazer ser reconhecido e ficar satisfeito com a sua atuação na área da saúde.

Como você faz para manter o relacionamento com o paciente no pós-consulta? Conte para a gente!

André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto é especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). É CEO do Clínica nas Nuvens, um software médico online completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios.

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