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Otimize o tempo de atendimento ao paciente e aumente a produtividade!

Otimize o tempo de atendimento ao paciente e aumente a produtividade!

O bom atendimento de um paciente de um serviço médico depende da abordagem dos profissionais, que deve ser interessada e atenciosa. Ao mesmo tempo, uma clínica desse ramo deve ser capaz de gerir eficientemente o tempo de atendimento, para garantir que sua rotatividade seja adequada e sua produtividade seja a maior possível.

Uma das melhores maneiras de alcançar essa dinâmica ideal de trabalho em um estabelecimento médico é adotar medidas modernas que facilitam as questões puramente operacionais no ambiente de trabalho. No post de hoje, vamos falar como algumas tecnologias podem otimizar o tempo de atendimento ao paciente, melhorando a produtividade da sua clínica e a satisfação de seus pacientes. Confira!

Prontuários e receituários eletrônicos resolvem vários problemas comuns

A adoção de documentos eletrônicos é um passo crucial para o bom funcionamento de qualquer clínica médica moderna. Além de permitir a fácil inclusão e visualização das informações de cada consulta e garantir a uniformidade dos dados de todos os pacientes do estabelecimento, essa tecnologia ainda permite que todos os documentos importantes sejam guardados de forma organizada e segura no mesmo lugar. Nada de papéis perdidos ou danificados pelo tempo, que acumulam espaço em um armário.

Além disso, os prontuários e receituários eletrônicos são preenchidos mais rapidamente e evitam que minutos preciosos sejam perdidos em tarefas como escrever — com caligrafia, muitas vezes, ilegível — o nome, a idade e os medicamentos prescritos ao paciente. Dessa forma, o médico tem mais tempo para se concentrar no que é de fato importante: as necessidades de quem está procurando sua ajuda.

Agendas automatizadas: a gestão precisa da rotatividade da clínica

Serviços modernos de agendas eletrônicas abrem um canal de comunicação claro com todos os pacientes e possíveis usuários de uma clínica. Consultas podem ser marcadas ou remarcadas mais facilmente; lembretes são enviados aos pacientes antes do dia da consulta e as atribuições de cada profissional do estabelecimento podem ser definidas rapidamente, de acordo com a necessidade de cada dia.

Além disso, com uma agenda clara e organizada, as movimentações diárias da clínica podem ser planejadas facilmente e problemas como atrasos, cancelamentos sem aviso, sub e superlotação são evitados, melhorando a eficiência geral do corpo de profissionais. Assim, os únicos imprevistos são reduzidos aos tratamentos de urgência, que constituem uma minoria em grande parte das clínicas médicas.

O tempo de atendimento ao paciente pode e deve ser reduzido ao essencial

A grande vantagem dessas tecnologias é concentrar o poder de trabalho da clínica médica na real ajuda de seus pacientes. Tarefas manuais, extremamente burocráticas e lentas, não devem fazer parte da rotina dos profissionais do estabelecimento e principalmente das pessoas que irão requisitar seus serviços.

A gestão de tempo pode ser o diferencial crítico entre uma clínica bem-sucedida e uma que não é. Esses estabelecimentos lidam com dezenas de pacientes diariamente e, consequentemente, precisam ter uma eficiente gestão de duas variáveis de extrema importância: a satisfação individual de cada paciente e a rotatividade de usuários adequada à sua infraestrutura.

Quanto mais rápidas forem as marcações de consulta, o preenchimento e leitura de informações e a inclusão e ajuste de dados pessoais, mais eficazes serão os profissionais e mais satisfeitos ficarão os pacientes

Gostou de nossas dicas para otimizar o tempo de atendimento ao paciente? Deixe sua dúvida ou comentário aqui!

André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto é especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). É CEO do Clínica nas Nuvens, um software médico online completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios.

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