Sistema online completo
para clínicas e consultórios
Como avaliar a produtividade do consultório médico?

Como avaliar a produtividade do consultório médico?

Existem muitos médicos bem-conceituados e consultórios de qualidade espalhados por todo o país; portanto, quem deseja entrar nessa área deve buscar oferecer ao mercado um serviço primoroso e diferenciado. Uma boa maneira de garantir o êxito nesses aspectos é realizando uma análise da produtividade: a partir disso, você e sua equipe vão saber como agir, o que mudar e como melhorar.

Quer saber mais como avaliar a produtividade do seu consultório? Então, veja nossas dicas!

Invista em softwares

Graças ao avanço da tecnologia, hoje em dia, existem vários softwares capazes de acompanhar o desempenho de consultórios médicos, além de avaliar e otimizar sua produtividade. Esses sistemas de gestão permitem que os profissionais da área médica acessem e remarquem suas agendas, verifiquem as informações dos pacientes, contabilizem os dados financeiros e muito mais, tudo de maneira prática e rápida — e em qualquer local ou hora do dia, se o sistema estiver na nuvem.

Quando toda a equipe se automatiza, as chances de a produtividade aumentar são grandes, já que as tarefas são realizadas de maneira mais organizada, proporcionando tomadas de decisão mais ágeis e eficazes. Além disso, os softwares produzem relatórios que podem ser analisados e interpretados para gerar informações mais interessantes para a clínica, auxiliando na rotina do estabelecimento.

Analise a satisfação dos pacientes com o atendimento

A busca pela satisfação do paciente deve estar sempre em primeiro lugar em um consultório, inclusive porque essa é uma ótima maneira de verificar se a produtividade está eficiente. Para realizar essa avaliação, é possível pedir que as pessoas que frequentam o estabelecimento preencham formulários ou questionários avaliando o atendimento, local e outros pontos importantes que o profissional julgar necessário. É sempre bom ouvir o feedback do paciente e tentar mudar ou melhorar as questões mais pertinentes, afinal de contas, o que seria da produtividade de um consultório sem eles?

Uma boa dica para aumentar essa satisfação é por meio de estratégias de fidelização. Os sistemas de gestão possibilitam que os profissionais da área médica tenham um bom relacionamento com os pacientes e estejam sempre em contato, além de facilitar as confirmações de consultas ou mandar mensagens em dias de aniversários ou em outras datas comemorativas, como Natal e Dia das Mães.

Verifique o tempo de espera dos pacientes

O tempo que os pacientes esperam antes de serem atendidos é essencial para avaliar a produtividade de um consultório médico — sem falar que isso também influencia na satisfação dessas pessoas. Então, é fundamental que o estabelecimento pense em formas de verificar quanto tempo o paciente leva para ser atendido, além de buscar formas de reduzir esse período, para que o feedback seja mais positivo e os pacientes voltem mais vezes.

Procure o melhor sistema para o consultório

Para que o software tenha eficácia em um consultório, é necessário que ele tenha as funcionalidades certas e adequadas para o estabelecimento. É necessário que os donos do consultório procurem sistemas que atendam suas preferências e exigências. Não adianta o software contar com muitas ferramentas se a sua utilização for difícil e não permitir que a equipe o acesse de forma eficaz, por exemplo. O sistema de gestão deve economizar tempo, custos, atender as necessidades e, acima de tudo, garantir o suporte sempre que precisar.

Portanto, investir em softwares é um ponto positivo. Com esses sistemas, será possível analisar a satisfação dos clientes, verificar o tempo de espera e saber o que pode ser mudado ou melhorado.

Como o seu consultório médico costuma analisar a produtividade? Compartilhe sua experiência conosco nos comentários!

André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto é especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). É CEO do Clínica nas Nuvens, um software médico online completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *