Sistema online completo
para clínicas e consultórios
Como avaliar a produtividade do consultório médico?

Como avaliar a produtividade do consultório médico?

Existem muitos médicos bem-conceituados e consultórios de qualidade espalhados por todo o país; portanto, quem deseja entrar nessa área deve buscar oferecer ao mercado um serviço primoroso e diferenciado. Uma boa maneira de garantir o êxito nesses aspectos é realizando uma análise da produtividade: a partir disso, você e sua equipe vão saber como agir, o que mudar e como melhorar.

Quer saber mais como avaliar a produtividade do seu consultório? Então, veja nossas dicas!

Invista em softwares

Graças ao avanço da tecnologia, hoje em dia, existem vários softwares capazes de acompanhar o desempenho de consultórios médicos, além de avaliar e otimizar sua produtividade. Esses sistemas de gestão permitem que os profissionais da área médica acessem e remarquem suas agendas, verifiquem as informações dos pacientes, contabilizem os dados financeiros e muito mais, tudo de maneira prática e rápida — e em qualquer local ou hora do dia, se o sistema estiver na nuvem.

Quando toda a equipe se automatiza, as chances de a produtividade aumentar são grandes, já que as tarefas são realizadas de maneira mais organizada, proporcionando tomadas de decisão mais ágeis e eficazes. Além disso, os softwares produzem relatórios que podem ser analisados e interpretados para gerar informações mais interessantes para a clínica, auxiliando na rotina do estabelecimento.

Analise a satisfação dos pacientes com o atendimento

A busca pela satisfação do paciente deve estar sempre em primeiro lugar em um consultório, inclusive porque essa é uma ótima maneira de verificar se a produtividade está eficiente. Para realizar essa avaliação, é possível pedir que as pessoas que frequentam o estabelecimento preencham formulários ou questionários avaliando o atendimento, local e outros pontos importantes que o profissional julgar necessário. É sempre bom ouvir o feedback do paciente e tentar mudar ou melhorar as questões mais pertinentes, afinal de contas, o que seria da produtividade de um consultório sem eles?

Uma boa dica para aumentar essa satisfação é por meio de estratégias de fidelização. Os sistemas de gestão possibilitam que os profissionais da área médica tenham um bom relacionamento com os pacientes e estejam sempre em contato, além de facilitar as confirmações de consultas ou mandar mensagens em dias de aniversários ou em outras datas comemorativas, como Natal e Dia das Mães.

Verifique o tempo de espera dos pacientes

O tempo que os pacientes esperam antes de serem atendidos é essencial para avaliar a produtividade de um consultório médico — sem falar que isso também influencia na satisfação dessas pessoas. Então, é fundamental que o estabelecimento pense em formas de verificar quanto tempo o paciente leva para ser atendido, além de buscar formas de reduzir esse período, para que o feedback seja mais positivo e os pacientes voltem mais vezes.

Procure o melhor sistema para o consultório

Para que o software tenha eficácia em um consultório, é necessário que ele tenha as funcionalidades certas e adequadas para o estabelecimento. É necessário que os donos do consultório procurem sistemas que atendam suas preferências e exigências. Não adianta o software contar com muitas ferramentas se a sua utilização for difícil e não permitir que a equipe o acesse de forma eficaz, por exemplo. O sistema de gestão deve economizar tempo, custos, atender as necessidades e, acima de tudo, garantir o suporte sempre que precisar.

Portanto, investir em softwares é um ponto positivo. Com esses sistemas, será possível analisar a satisfação dos clientes, verificar o tempo de espera e saber o que pode ser mudado ou melhorado.

Facilite a gestão do seu consultório com o Clínica nas Nuvens

Um software online com todos os recursos que você precisa para aumentar seus resultados: do prontuário eletrônico à administração financeira completa. Agende uma demonstração!

Obrigado por seu interesse!
Em breve nossa equipe entrará em contato.
Por favor, preencha todos os campos.
Agendar demonstração
Agendar demonstração

André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto é especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). É CEO do Clínica nas Nuvens, um software médico online completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *