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Entenda como o endomarketing pode ajudar na gestão de sua clínica ou consultório

Entenda como o endomarketing pode ajudar na gestão de sua clínica ou consultório

Entender conceitos como imagem e identidade empresarial é um requisito básico para construir empreendimentos de sucesso em qualquer área — em especial na área médica, em que os clientes estão em constante contato com atendentes e profissionais de saúde.

Nesse setor, uma estratégia de marketing já consolidada no mercado é ainda mais indispensável: o endomarketing. Nunca ouviu falar? Então, veja o quanto ele pode ser fundamental para a gestão de clínicas e para cativar clientes.

O que é endomarketing

O endomarketing é uma estratégia de marketing voltada para o ambiente interno da empresa. A ideia consiste em captar o interesse dos funcionários pelo trabalho que executam e pela sua clínica. É preciso que os colaboradores sintam-se motivados com as funções desempenhadas e que tenham os mesmos objetivos que você em relação à clínica ou consultório.

Dessa forma, cria-se uma atmosfera positiva e harmoniosa para atração dos clientes. Em outras palavras, os colaboradores ajudam a difundir a identidade da clínica para o público e até a humanizar o atendimento. Assim, conquistar o funcionário torna-se o primeiro passo para se conquistar o cliente.

Atualmente, o marketing interno é uma estratégia fundamental para a construção da identidade de empresas de todos os portes. Funcionários satisfeitos e que conhecem o funcionamento e as ideias da empresa têm mais chances de oferecer serviços completos e de qualidade aos atendidos.

Como aplicar o endomarketing na gestão de clínicas e consultórios

Existe uma série de técnicas importantes para aplicar o endomarketing da melhor maneira possível na sua clínica médica. Mas, não se preocupe: vamos mostrar as dicas mais úteis para que você tenha sucesso na gestão de sua clínica ou consultório!

Motive a sua equipe

Um dos pré-requisitos básicos para o sucesso do marketing interno é garantir que a equipe esteja motivada durante a jornada de trabalho. Existem algumas formas básicas de estimular a sua equipe: cumprimentar os colaboradores por tarefas bem realizadas, estipular metas de satisfação dos clientes e envolvê-los em discussões sobre melhorias para a clínica são gestos bastante eficazes para aumentar a produtividade.

Marque reuniões

Outra forma muito útil de capacitar os seus profissionais é convocá-los para reuniões semanais para discutir assuntos de trabalho dentro da clínica e apresentar dados sobre produtividade e finanças. Deixe os seus colaboradores informados sobre a gestão administrativa da clínica e estimule a participação deles. Isso fará com que eles se sintam valorizados e peças importantes para o crescimento da clínica, o que realmente são.

Apresente a clínica

Garanta que os seus colaboradores tenham consciência de qual é a identidade da empresa, a imagem que você pretende passar e os objetivos que a clínica ou consultório almeja alcançar. É fundamental que os funcionários tenham essas respostas na ponta da língua.

Assim, eles poderão repassar esses ideais e valores aos clientes de maneira consciente, iniciando um ciclo sustentável de satisfação. Ou seja: uma pessoa atendida na sua clínica irá comentar com outra pessoa, que também será bem atendida e, assim, sucessivamente.

Entendeu por que o endomarketing é um diferencial para a gestão de clínicas? Há uma série de outros métodos importantes para a administração de clínicas médicas, e você pode conhecê-los ao ler o nosso ebook sobre os principais problemas de organização em clínicas e consultórios. Confira!

André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto é especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). É CEO do Clínica nas Nuvens, um software médico online completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios.

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