Sistema online completo
para clínicas e consultórios
Com o que se preocupar no momento da pré-consulta?

Com o que se preocupar no momento da pré-consulta?

O atendimento médico de qualidade depende de muitas variáveis para acontecer da maneira correta. O médico precisa ter total conhecimento dos principais conceitos e tratamentos no campo da medicina, ter muita facilidade para lidar com pessoas diferentes e, especialmente, deve se preparar para atender cada paciente que vai se sentar à mesa do seu consultório.

É por causa desses cuidados que o momento da pré-consulta é tão importante para esse profissional. Você sabe com o que se preocupar no momento da pré-consulta, para garantir a satisfação do seu cliente e a qualidade do seu serviço? Confira nosso post sobre o assunto!

Organizar corretamente os equipamentos

O primeiro cuidado que todo bom médico deve ter no momento da pré-consulta é se organizar para a chegada do paciente. Isso significa colocar em ordem todos os equipamentos que serão necessários para esse atendimento, não somente para otimizar a duração da consulta, como também para não deixá-lo esperando enquanto você procura algo essencial para examiná-lo.

Por isso, separe estetoscópios, termômetros, luvas, esfigmomanômetros e quaisquer outros materiais que são considerados indispensáveis para você avaliar seu paciente por completo durante a consulta.

Conferir o histórico do paciente

Depois de organizar os equipamentos e materiais necessários para o atendimento, é hora de tirar um tempinho para estudar o caso do paciente que vai entrar na sua sala — afinal, nenhum profissional é capaz de se lembrar de absolutamente tudo que foi tratado com seu paciente na consulta anterior.

Visite o histórico clínico, veja os tratamentos que você já realizou, avalie exames antigos e perceba a evolução do acompanhamento desse paciente. Contar com um bom software de gestão pode te ajudar a tornar essa tarefa ainda mais fácil, visto que os dados de todos os pacientes estão a apenas alguns cliques do seu acesso.

Se o paciente está vindo para uma primeira consulta, prepare-se para a primeira anamnese, saiba o que pretende perguntá-lo e como vai fazer para explorar ao máximo aquele momento com ele, para depois propor um tratamento.

Ver se o paciente tinha algum exame para entregar nesse próximo encontro

Enquanto você estuda o caso clínico do paciente, aproveite para lembrar se você pediu a ele que realizasse algum exame para ser entregue nessa próxima consulta. Se sim, organize-se para pedi-lo logo no início do atendimento, para não correrem o risco de deixar isso para depois e acabarem se esquecendo desse detalhe.

Solucionar todas as pendências relacionadas com informações que você tinha que passar ao paciente

O paciente lhe fez algum questionamento que você não soube responder na última consulta? Aproveite o momento pré-consulta para pesquisar e buscar todas as respostas que você ficou “devendo” para ele no último encontro. Com a internet cada vez mais acessível, se torna fácil fazer uma consulta rápida e de qualidade.

Higienizar corretamente a sala

O último passo que deve ser tomado para você poder receber seu paciente sem nenhuma preocupação é organizar e higienizar sua sala, especialmente se você atendeu outro paciente alguns minutos antes.

Troque os materiais descartáveis utilizados em outros pacientes, passe um pouco de álcool 70% nos equipamentos e na maca e deixe tudo organizadinho para a chegada do próximo. Temos certeza de que seu paciente valoriza bastante esse cuidado!

Essas são apenas algumas dicas do que você pode fazer no momento de pré-consulta para garantir um bom atendimento ao seu paciente.

Com o que você se preocupa nesses minutos? Conte para a gente! Compartilhe sua experiência!

André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto é especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). É CEO do Clínica nas Nuvens, um software médico online completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *