Sistema online completo
para clínicas e consultórios
4 dicas infalíveis para melhorar o marketing da sua clínica

4 dicas infalíveis para melhorar o marketing da sua clínica

Seja para captar novos clientes ou para fidelizar aqueles que já tem, toda clínica/consultório precisa pensar nas suas estratégias de marketing. Para ajudar você a selecionar ideias para implementar na sua clínica, separamos aqui algumas dicas de marketing focadas em relacionamento com o cliente. Boa leitura!

1. Utilizar o marketing em mídias sociais

As mídias sociais são cada vez mais importantes no dia a dia do consumidor e, com um custo baixo, podem ser uma poderosa ferramenta de marketing. Para que sua clínica use-as de forma adequada, é preciso primeiro saber qual é a melhor rede social para contactar os clientes. Qual é a rede mais usada pelos seus clientes? Onde eles estão?

Uma vez que isso for definido, é hora de marcar presença e interagir com os clientes — mas não basta criar um perfil e sair publicando qualquer coisa! Pense em temáticas que podem interessar aos pacientes de sua clínica, estabeleça um cronograma de postagens e não se esqueça de respondê-los quando necessário. Se bem feito, isso vai criar uma relação de confiança na clínica e melhorar muito o relacionamento entre você e seus pacientes.

Outra dica importante é sempre tomar cuidado para não adotar um tom de vendas nas mensagens, que não é adequado à publicidade de empresas da área da saúde. Opte por mensagens informativas, tomando sempre cuidado para evitar o sensacionalismo ou informações errôneas.

2. Conheça bem as necessidades dos pacientes da sua clínica

Você pode identificar as necessidades dos pacientes de várias formas. Durante as consultas, é importante prestar atenção ao que o paciente diz e anotar as informações que forem mais importantes. Outra maneira é criar uma pesquisa de satisfação, o que estimulará que os clientes demonstrem o que acharam da ida à clínica. Estabeleça critérios para que ele avalie a consulta, o exame e o atendimento recebido, e peça sugestões de melhoria.

Isso possibilita identificar quais reclamações ou elogios são mais recorrentes e, a partir daí, realizar melhorias que vão aumentar o índice de satisfação dos pacientes. Outra forma de conhecer os clientes é observar o feedback que eles passam pelas mídias sociais.

3. Inscreva os médicos da clínica em eventos

Procure oportunidades de mostrar ao público os conhecimentos da sua equipe. Descubra quando e onde acontecerão eventos que reunirão pacientes em potencial e inscreva os médicos da clínica/consultório. Eles podem participar de congressos, palestras, eventos com moradores locais etc.

Além de levar o nome da clínica ao conhecimento dos participantes do evento, isso ajudará a criar confiança nos médicos que ali trabalham, que, com certeza, é algo muito levado em consideração na hora de escolher uma clínica.

4. Não se esqueça de oferecer uma experiência de qualidade

Na visita à clínica, diversos fatores vão contribuir para agradar ou desagradar os clientes. É importante pensar neles e garantir que a ida para uma consulta ou exame não se transforme em uma atividade desagradável.

Ter um ambiente bem organizado e limpo é o primeiro passo. Tratar o paciente com cordialidade e manter uma agenda organizada, que vá garantir um atendimento rápido e no horário agendado, também são essenciais. Outros pequenos agrados podem ser acrescentados para tornar agradável o tempo de espera pela consulta, como oferecer café e água, disponibilizar acesso à internet wi-fi, ter música ou televisão, revistas, dentre muitos outros.

Essas são apenas algumas dicas das muitas medidas de marketing que podem ser tomadas para divulgar sua clínica e fidelizar seus pacientes. Não esqueça que clientes satisfeitos e fidelizados vão ter muito mais chances de falar bem da clínica para seus amigos e parentes, colaborando para atrair novos pacientes. Agora é com você: deixe nos comentários o que você pensa sobre o assunto!

André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto é especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). É CEO do Clínica nas Nuvens, um software médico online completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *