Sistema online completo
para clínicas e consultórios
Os investimentos mais importantes que todo médico deve fazer em sua clínica

Os investimentos mais importantes que todo médico deve fazer em sua clínica

O grande número de médicos formados no Brasil anualmente e a baixa qualidade do serviço público de saúde favorecem a criação de clínicas particulares. Essa é uma grande oportunidade para os profissionais da saúde em todas as áreas, mas, na hora de criar uma clínica, é preciso pensar nas diferentes etapas que antecedem a abertura do negócio.

Conhecer a legislação e as principais dificuldades do seu público são exemplos de ações que vão determinar os investimentos para sua clínica médica. No post de hoje, você vai encontrar outros detalhes que você não pode deixar de considerar ao investir na sua clínica. Confira!

Planejamento e pesquisa

Antes de mais nada, é preciso pesquisar e planejar. Faça uma pesquisa de mercado observando outras clínicas e consultórios e defina seus pontos fortes e fracos. Assim, fica mais fácil entender quais diferenciais você pode criar no seu empreendimento. Escolher uma faixa de público para atender também direciona sua pesquisa e seu planejamento.

Essa é a hora de definir qual vai ser o perfil da sua clínica: generalista ou especializada. No primeiro modelo, você pode ganhar em diversidade de atendimento, além de aumentar a possibilidade de uma sociedade rentável, em que as especialidades se complementam.

Ambiente agradável

Depois de avaliar o mercado e definir o seu público, você vai ter de escolher o local em que sua clínica vai funcionar. Procure um imóvel que tenha condições de atender às exigências da Anvisa e que seja bem localizado para o seu público. Se você optar por uma clínica popular, escolha um local mais central, que seja de fácil acesso por transporte público.

Não se esqueça de planejar o ambiente interno para que, além de adequado, ele fique agradável. Cuidar da decoração, usando cores claras e móveis sóbrios, é algo que não passa despercebido.

Boa equipe

Se você vai atuar na clínica com algum sócio, sua única preocupação será com a equipe que vai cuidar dos processos burocráticos: atendimento telefônico, recepção, arquivamento de prontuários e limpeza. É importante buscar pessoas que tenham facilidade para lidar com público, pois elas serão responsáveis pela primeira impressão da clínica.

Os funcionários também precisam estar prontos para lidar com diferentes tipos de pessoas, desde crianças até idosos. Se precisar, conte com a ajuda de uma empresa especializada em seleção de funcionários; assim, você reduz o custo de ter um departamento pessoal.

Estratégia de comunicação eficiente

Depois de planejar toda a sua atuação e contratar os funcionários certos para cada área, você deve se preocupar com a divulgação da sua clínica. Qual é a melhor forma de chegar até seu público?

Mantendo o exemplo de uma clínica popular, pode ser interessante anunciar em rádios locais, jornais de bairro ou por meio de flyers. Considere ainda fazer anúncios direcionados na internet e criar um bom relacionamento nas redes sociais, como Facebook.

Gestão de primeira

Com a clínica funcionando, você precisa se preocupar com a gestão. Cuidar de entradas e saídas, identificar onde estão os maiores problemas no que diz respeito às finanças. Para isso, é importante ter um bom gerenciamento de caixa e apostar em ferramentas que proporcionem uma gestão informatizada, facilitando o dia a dia de trabalho da equipe.

Viu só como é importante planejar cada passo antes de abrir sua clínica? Cuidar desse processo vai fazer com que o seu empreendimento tenha mais chances de ser bem-sucedido, contribuindo para a formação de uma carreira próspera. Se você ficou com alguma dúvida sobre os melhores investimentos para sua clínica, escreva pra gente nos comentários!

André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto é especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). É CEO do Clínica nas Nuvens, um software médico online completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *