Sistema online completo
para clínicas e consultórios
Conheça o método GTD e aumente sua produtividade no consultório

Conheça o método GTD e aumente sua produtividade no consultório

Muitas vezes, a sobrecarga de tarefas na rotina do consultório acaba deixando os funcionários estressados, com a sensação de que as tarefas ficam incompletas e há sempre um incêndio para apagar. Para conseguir priorizar a as atividades e aumentar a produtividade, existe um método chamado GTD (“get things done” ou “a arte de fazer acontecer”).

O método GTD tem como objetivo ajudar o profissional a gerenciar melhor seu tempo ao priorizar as tarefas urgentes e terminar logo aquelas que levarão, muitas vezes, pouquíssimo tempo para serem finalizadas. Quer saber mais sobre essa técnica e como ela pode te ajudar a gerenciar melhor o tempo no consultório? Confira o post com os benefícios e as etapas para aplicar o método GTD!

Quais são os benefícios do método GTD?

Ao assumir muitas responsabilidades, como acontece em um consultório, a sensação de falta de tempo e de não estar cumprindo com os compromissos acaba aumentando o nível de ansiedade e de estresse. Conseguir gerenciar o próprio tempo dá ao funcionário uma sensação de maior controle sobre o que está sendo feito, o que pode deixar a rotina no trabalho muito mais leve e saudável.

Como aplicar o método GTD?

  • Liste todas as tarefas e coloque-as no papel

Para conseguir organizar as atividades, é preciso planejamento. Por isso, comece listando todas as tarefas na agenda ou em um papel. Você também pode usar mapas mentais, se achar que funciona com você. Todas as tarefas devem ser anotadas, independentemente de seu tamanho: desde responder e-mails, ligar para pacientes, dar recados até as atividades que demandam mais tempo, como pagar alguma conta no banco.

  • Analise a lista e separe as tarefas urgentes

Quando a lista estiver terminada, analise cada tarefa para estabelecer as prioridades. Marque aquelas atividades que são realmente urgentes, ou seja, não podem ser deixadas para o dia seguinte.

  • Use a regra dos 2 minutos para atividades rápidas

Essa regra do método GTD serve para que você não deixe que pequenas tarefas se acumulem e acabem atrapalhando a execução de outras mais importantes e demoradas. Olhe para sua lista, encontre as tarefas que levam até 2 minutos para serem feitas (você pode aumentar esse tempo para 5 minutos se preferir) e resolva-as de uma vez!

Dessa maneira, você elimina vários compromissos da lista e aumenta seu tempo e seu foco para as atividades mais complexas.

  • Estabeleça uma ação e um horário para cada atividade

Com a lista completa em mãos, identifique uma ação concreta e defina um dia e horário para terminá-la. Essa etapa serve até para algumas atividades corriqueiras, como o almoço. Se você estabelece que vai almoçar em 45 minutos, nesse período você poderá realmente almoçar calmamente, sem pensar em tudo o que tem que ser feito, porque já tem um planejamento.

Não esqueça de atribuir um tempo executável para cada tarefa. Se você colocar um período muito curto, acabará se estressando ainda mais por não conseguir cumprir o planejamento.

A rotina em uma clínica pode ser bastante estressante se o tempo do colaborador não for bem gerenciado. Felizmente, o método GDT é bastante útil para priorizar atividades e determinar ações para cada uma delas, ajudando na manutenção do bem-estar e da qualidade no trabalho.

Achou nossas dicas úteis? Então, comece a aplicar o método GDT hoje mesmo! E se quiser mais dicas de como aumentar sua produtividade, confira também nossas 7 dicas para tornar seu tempo mais produtivo no consultório!

André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto é especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). É CEO do Clínica nas Nuvens, um software médico online completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *