Sistema online completo
para clínicas e consultórios
Como escolher a secretária ideal para meu consultório?

Como escolher a secretária ideal para meu consultório?

Quem administra um consultório certamente está familiarizado com a necessidade de ter uma secretária capacitada para agendar consultas e atender pacientes, certo? A primeira impressão é a que fica, então a imagem do seu consultório ou clínica é diretamente influenciada por essa profissional. Entretanto, você sabe quais são as características da secretária ideal para um consultório? Descubra no post de hoje.

Características importantes em uma boa secretária

Imagine a cena: o telefone da recepção toca e a secretária responde: “Alô?” Já podemos interromper a conversa e detectar um erro, não é mesmo?

Mais do que atender alguém, é necessário fazê-lo com gentileza. Mais do que agendar consultas, é obrigatório atuar com comprometimento, zelando pela imagem do consultório. Afinal, a excelência está nos detalhes.

As habilidades necessárias para uma boa atuação da secretária não se limitam às duas mencionadas acima. Além da cordialidade e do comprometimento, é fundamental que a profissional saiba se portar, se vestir, falar e escrever bem.

Ela também deve ter noções básicas de informática e, o principal, ter paciência para conseguir se relacionar de forma positiva com os pacientes.

A secretária ideal para um consultório deve ser mais do que uma funcionária: você precisa encontrar uma parceira para sua empresa! Pode parecer difícil à primeira vista, mas algumas dicas facilitarão consideravelmente essa missão.

Como encontrar a secretária ideal para um consultório

Para encontrar a secretária ideal, você precisará de critérios claros.

Ao entrevistar candidatas ao cargo, pergunte sobre a experiência nos antigos empregos e se a pessoa tem referências, como carta de recomendação ou o contato do antigo empregador. Por si só, essas informações irão revelar o perfil de profissional que se candidatou à vaga, o que será um filtro eficiente para a seleção.

Você também pode solicitar indicações aos seus amigos ou conhecidos, pois o vínculo de confiança já existe.

De antemão, você deve esclarecer os valores humanos do seu consultório para os candidatos para identificar quais se encaixam melhor na sua empresa.

É preciso também analisar seus perfis psicológicos, em busca das características e habilidades que mencionamos acima.

Tenha em mente que você deve olhar para as candidatas avaliando seu potencial de – com algum treinamento – se tornarem a secretária ideal para o seu consultório.

Encontrou o almejado profissional? Excelente, mas o trabalho ainda não acabou; na verdade, ele é contínuo.

As avançadas práticas de RH recomendam o treinamento e desenvolvimento constante da equipe e, quando se trata de um novo profissional no time, esse processo é altamente necessário para melhor ambientação.

Como conquistar uma boa reputação

Valorize a série de investimentos que você realizou no seu negócio. Encontrar e contratar a secretária ideal para um consultório pode ser trabalhoso e parecer mais oneroso, mas na verdade, trata-se de um investimento a médio e longo prazos para manter em alta a reputação da sua empresa com os pacientes.

Lembre-se: um cliente mal atendido nunca volta e ainda desaconselha os familiares, amigos ou conhecidos a conhecerem os seus serviços.

E então, qual é a sua opinião sobre o assunto? Para você, quais características não podem faltar na secretária ideal para um consultório?

Deixe seu comentário e baixe nosso e-book sobre como organizar seu consultório ou clínica para se aprofundar no assunto!

André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto é especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). É CEO do Clínica nas Nuvens, um software médico online completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *