Sistema online completo
para clínicas e consultórios
5 razões para você informatizar seu consultório médico agora

5 razões para você informatizar seu consultório médico agora

A informatização e o uso de tecnologias já são realidade no mercado da saúde e vêm se tornando cada vez mais comum nos consultórios médicos. Além de facilitar muito o seu trabalho e otimizar o seu tempo, informatizar seu consultório também pode te permitir fornecer um atendimento de ainda mais qualidade para o seu cliente.

Sabendo da importância de otimizar seu consultório, vamos listar para você algumas razões fundamentais para realizar esse processo. Confira:

1. Relação custo x benefício

Quando falamos em informatização, estamos considerando um sistema em rede, que exige máquinas funcionando coletivamente e informações integradas entre diferentes setores. Hoje em dia, é fácil encontrar computadores e sistemas de baixo custo com boa capacidade de processamento, de modo que é possível implementar essa tecnologia com um investimento relativamente baixo. O que você deve priorizar na hora de investir é a qualidade do software e a capacidade para gerir múltiplas funções.

2. Organização de dados

O registro correto e prático dos dados de seus pacientes é uma grande vantagem. Informatizando seu consultório, você consegue armazenar cadastros como agendamento de consultas e informações pessoais de cada paciente e suas patologias em um banco de dados eficiente e padronizado. Além de economizar espaço físico, ainda fica mais fácil encontrar essas informações.

3. Gestão centralizada

As responsabilidades assumidas por um médico que possui um consultório vão além de simplesmente realizar seu ofício: o profissional tem também que dar conta de uma série de questões, desde tarefas cotidianas, como encontrar fornecedores de remédios e organizar a agenda, até missões mais específicas, como pesquisas, o que pode exigir um grande número de funcionários.

Em um consultório informatizado, isso tudo fica centralizado no sistema e o médico gestor fica ciente, sem maiores esforços, de tudo que acontece ao seu redor.

4. Redução da burocracia

Esse é um grande atrativo tanto para quem oferece o serviço quanto para quem recebe: informatização significa reduzir gastos com tempo e dinheiro. O uso de plataformas rápidas e de sistemas on-line de navegação simples agiliza os processos de trabalho e permite acessar informações importantes, como exames arquivados, com apenas algumas teclas.

5. Otimização do espaço físico

A ocupação ideal do seu consultório, especialmente se ele tiver dimensões reduzidas, é fundamental. Conforto e bem-estar são palavras-chave quando lidamos com consultas médicas: esse é um atrativo fundamental para os pacientes, além de tornar o trabalho do médico bem mais agradável.

Um computador capaz de armazenar uma grande quantidade de dados pode dispensar armários, gavetas, pastas e arquivos, o que vai abrir espaço para um possível sofá, uma máquina de café e outros itens que possam tornar seu ambiente mais agradável, além de conquistar seus pacientes pelo bom atendimento.

A informatização de consultórios é ideal para cortar custos e otimizar o tempo em vários processos, além de ajudar a melhorar seu atendimento e, por consequência, seu relacionamento com seus pacientes. O importante nesse processo é utilizar as ferramentas corretas.

Para garantir que a informatização do seu consultório seja feita da melhor maneira, confira o nosso ebook e experimente gratuitamente o Clínica nas Nuvens, um software  completo para gerenciamento de clínicas e consultórios!

Gostou do post? Acompanhe o blog para conferir mais dicas e compartilhe suas experiências de como informatizar o consultório médico nos comentários!

André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto é especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). É CEO do Clínica nas Nuvens, um software médico online completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *