Sistema online completo
para clínicas e consultórios
5 dicas para manter a mesa organizada em seu consultório

5 dicas para manter a mesa organizada em seu consultório

A mesa de escritório é o centro de qualquer consultório médico ou odontológico. Ela é o cenário do início e do fim das consultas, o lugar onde a maior parte da comunicação e relacionamento com o paciente são desenvolvidos. Dessa forma, uma mesa limpa, organizada e bem decorada é um atrativo simples e eficiente que demonstra profissionalismo e interesse pelo bem-estar dos usuários de um serviço de saúde.

Entretanto, a rotina agitada dos profissionais dessa área pode fazer com que esse local de trabalho se transforme num verdadeiro caos, com papéis e objetos diversos espalhados por todo canto, o que pode dar uma péssima impressão da qualidade do serviço a um paciente. Além disso, um ambiente desorganizado prejudica a dinâmica de trabalho e pode atrasar desnecessariamente a rotina da clínica ou consultório.

Por isso, separamos cinco dicas fáceis para deixar a mesa organizada em qualquer tipo de clínica. Elas podem ser seguidas sem problemas por qualquer médico ou odontologista. Confira!

Manter apenas o essencial

O primeiro passo para uma mesa de trabalho limpa e organizada é definir quais são as ferramentas principais que serão utilizadas no dia a dia da clínica. O computador e seus periféricos (como mouses e teclados) ou, em alguns casos, o tablet, devem tomar o centro da mesa por serem necessários nos principais procedimentos da rotina de serviço da clínica.

Lápis e canetas devem ficar em um único local, de preferência em um organizador bonito e simples. Outros objetos, como agendas e calendários, devem ser colocados na mesa apenas se forem realmente utilizados com frequência. O profissional não deve ter medo de jogar quaisquer objetos completamente desnecessários no lixo.

Organizar os papéis

Uma clínica médica ou odontológica lida diariamente com vários tipos de papéis: receitas, pedidos de exames, folhas de encaminhamento, formulários de procedimentos, prontuários de pacientes e muitos outros. Por isso, é essencial colocar esses documentos em um único local, de fácil acesso, para otimizar a rotina de trabalho e evitar a perda de minutos preciosos da consulta em sua procura.

O ideal é colocar todos os papéis em uma pasta etiquetada, dividindo os documentos por tipo e frequência de uso. Isso evita que eles se espalhem pelo ambiente e fiquem acumulados na mesa do profissional.

Escolher bem a decoração

Uma mesa bem decorada deixa o ambiente mais confortável e convidativo, mas o excesso desses objetos invariavelmente leva à bagunça. Por isto, deve-se selecionar um ou dois para ocupar a mesa e não mais.

De preferência, os objetos devem ser compactos e simples; uma foto e um modelo anatômico (muito utilizado no setor de saúde), por exemplo, já bastam para dar uma boa impressão.

Manter um filtro constante

Devido à alta rotatividade das clínicas de saúde, objetos como cartões de visita e papéis publicitários têm a tendência perversa de acumularem-se e obstruírem completamente a mesa de trabalho. Os que são realmente uteis devem ser selecionados e posicionados em um único local na mesa; já os demais só tomam espaço e devem ser jogados no lixo.

Atualizar as ferramentas

Aproveitar as tecnologias modernas é um ótimo passo para limpar de vez o ambiente de trabalho. A agenda de consultas, o calendário e o arquivo de prontuários podem todos serem substituídos por versões virtuais mais ágeis e funcionais, agregadas em um único lugar: o computador, o tablet ou o smartphone. Até aquela calculadora grande e pesada torna-se inútil e desnecessária em cima da mesa.

Dessa forma, é possível agilizar os processos internos da clínica e simultaneamente desobstruir a mesa de trabalho, deixando o foco para o que é realmente insubstituível: a boa comunicação entre o profissional e o paciente.

Gostou das nossas dicas para deixar a mesa organizada? Deixe seu comentário, conte para a gente como você arruma a sua e baixe nosso ebook para saber ainda mais sobre organização de clínicas e consultórios.

André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto é especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). É CEO do Clínica nas Nuvens, um software médico online completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios.

4 Comentários

  1. Christianny
    20 de outubro de 2016 às 23:04 · Responder

    Com certeza são dicas valiosas! Parecem simples e óbvias, mas a correria do dia a dia por vez faz cair nessas situações sem perceber. Relembrar é sempre válido!!

    • André Luiz Forchesatto
      24 de outubro de 2016 às 15:07 · Responder

      Olá, Christianny. Exatamente! Por isso, trabalhamos em nosso blog com muitas dicas para facilitar o dia a dia dos profissionais da área da saúde. Continue nos acompanhando, toda semana tem conteúdo novo por aqui. Um abraço!

  2. Maxatin
    18 de maio de 2016 às 18:07 · Responder

    muito bom!

  3. Anna Flávia
    18 de maio de 2016 às 18:07 · Responder

    Ótimo artigo André, parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *