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3 dicas de organização pessoal para não deixar o paciente esperando

3 dicas de organização pessoal para não deixar o paciente esperando

Uma das queixas mais comuns sobre o atendimento médico em consultórios tem relação com os atrasos frequentes. Muitas pessoas acreditam, inclusive, que esse atraso é proposital por parte de alguns médicos, por ser tão comum encontrar profissionais com agendas conturbadas e horários marcados quase nunca cumpridos.

Se você quer fugir da fama de atrasado que os médicos de consultório carregam por aí, o segredo é saber organizar sua rotina e, especialmente, sua agenda. Por isso, preparamos para você algumas dicas de organização pessoal que são indispensáveis para não deixar seus pacientes esperando. Vamos lá?

Saiba organizar sua agenda para evitar atrasos

A principal razão dos atrasos em consultórios médicos é uma agenda desorganizada. Muitos profissionais, querendo agendar mais pacientes por dia, ignoram uma orientação básica para a gestão correta dos seus horários de trabalho: é preciso criar um intervalo entre as consultas, que funciona como uma margem de erro.

Esse intervalo permite que, caso alguma consulta se atrase, você tenha menos risco de atrasar os horários seguintes, o que evita que você prejudique toda a sua rotina pelo resto do dia.

Conheça melhor sua rotina

A grande maioria dos médicos não trabalha com atendimentos somente em consultórios: muitos atuam em clínicas, hospitais e postos de saúde para completar sua renda e aumentar sua atuação com todos os tipos de pacientes. Com isso, é preciso que o médico tenha total conhecimento da sua rotina, para minimizar ao máximo os atrasos que podem resultar em problemas na sua agenda do consultório.

Conheça o tempo que você gasta em cada local de atendimento, os minutos que são perdidos no trânsito e o tempo que você leva para organizar sua mesa e seus materiais para receber o primeiro cliente na sua sala. Quanto maior domínio você tem dos seus horários, menor será a chance de deixar seus pacientes esperando do lado de fora do seu consultório.

Aprenda a controlar o tempo de suas consultas

Muitos médicos se atrasam porque os pacientes podem demandar muito tempo e atenção, o que prolonga o tempo de consulta. Como os atendimentos em consultório são, geralmente, eletivos (ou seja, que não apresentam nenhum tipo de urgência), não existe necessidade de exceder o tempo da consulta.

Encerrar a consulta com um paciente que já ultrapassou o tempo de atendimento, entretanto, é um cuidado que exige muita delicadeza e tato do profissional, para que essa interrupção seja realizada de maneira delicada e não ofensiva para o paciente.

Deixe claro que você não está ignorando a importância do tratamento, mas sim que precisa dar a mesma atenção a outros pacientes, que têm os mesmos direitos que ele.

Com a ajuda dessas três dicas de organização pessoal e de rotina de trabalho, as chances de deixar seu paciente esperando por atendimento são menores — o que pode aumentar significativamente a satisfação da sua clientela.

Apesar de todos esses cuidados, alguns atrasos podem ser inevitáveis; por isso, confira também nosso artigo sobre como cativar bem seu paciente para evitar complicações e reclamações.

Como você costuma se organizar para evitar atrasos na sua agenda de consultório? Conte para a gente nos comentários!

André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto é especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). É CEO do Clínica nas Nuvens, um software médico online completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios.

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