Sistema online completo
para clínicas e consultórios
Gestão de tempo como diferencial para o aumento de produtividade em clínicas e consultórios

Gestão de tempo como diferencial para o aumento de produtividade em clínicas e consultórios

O cotidiano das pessoas está sobrecarregado de atividades que precisam ser cumpridas em prazos cada vez menores. Além dos compromissos profissionais estão também os de âmbito pessoal e familiar. Para os profissionais da área da saúde, que possuem uma rotina de trabalho ainda mais complexa, parece ser difícil conciliar tudo isso. São tantas coisas para fazer que você certamente gostaria de ter mais horas em seu dia para conseguir dar conta de tudo. Mas, saiba que isso não é preciso.

A gestão de tempo pode ajudar no aumento da sua produtividade e a dos profissionais que atuam junto a você, e saber selecionar as prioridades e organizar melhor seu dia são alguns dos primeiros passos que contribuem para o aumento da produtividade. Para te ajudar nessa tarefa selecionamos algumas sugestões para você aprender a gerenciar melhor seu tempo.

Planeje a gestão do tempo da equipe de trabalho

O local de trabalho é o lugar onde se passa boa parte do dia e é onde a administração, com foco na gestão do tempo, pode ser de grande importância. Essas relações entre os profissionais e colegas de trabalho precisam ser dinâmicas e fluir bem, de modo a proporcionar mais harmonia para todos.

Dessa maneira, é preciso planejar as tarefas que precisam ser realizadas e traçar objetivos a serem cumpridos para manter a organização e o foco no trabalho. Todos os funcionários precisam estar a par desse planejamento, assim você poderá minimizar a dispersão.

Além de cobrar os funcionários, procure reconhecer também seus esforços por meio de gratificação pelo desempenho. Saber gerenciar bem o tempo pode contribuir para relação entre os profissionais, que, quando atuam em um bom ambiente de trabalho, tendem a oferecer um aumento na produtividade, que impacta positivamente a empresa, ou consultório médico.

Otimize os resultados individuais e coletivos

A pressão do trabalho, as atividades pessoais e também familiares, quando não administradas de modo correto, podem ser ruins para o seu desempenho.

A gestão do tempo pode otimizar também outros aspectos da sua vida e o planejamento das atividades pode ir além apenas do trabalho — ele precisa fazer parte de seu cotidiano, seja no aspecto profissional e individual. Dessa maneira, você conseguirá correlacionar todos os seus afazeres do dia ou da semana e traçar estratégias para cumpri-las.

Mantenha o foco nas prioridades

Tenha foco em suas prioridades, como o horário de uma reunião de trabalho, uma ida ao banco para efetuar pagamentos ou mesmo um jantar de casamento. Para isso, utilize uma agenda ou aplicativos de seu celular e mantenha-os sempre acessíveis e atualizados.

Assim você poderá se lembrar com maior frequência do que precisa fazer. Lembre-se apenas de listar tarefas possíveis de serem realizadas no prazo em que você determinou.

Ao realizar todo esse processo estratégico de planejamento das atividades para melhor gestão do tempo, o aumento da produtividade será efetivo e certamente irá refletir positivamente o seu desempenho.

Gostou de nossas sugestões? Compartilhe conosco suas experiências e opiniões nos comentários.

André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto é especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). É CEO do Clínica nas Nuvens, um software médico online completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *