Sistema online completo
para clínicas e consultórios
Finanças nas nuvens: como fazer o gerenciamento do fluxo de caixa do seu consultório

Finanças nas nuvens: como fazer o gerenciamento do fluxo de caixa do seu consultório

Muitos consultórios médicos precisam recorrer a empréstimos bancários em consequência de perdas financeiras, causadas por má gestão e falta de educação financeira. Para evitar que isso aconteça com você, é importante manter em mente sempre equilíbrio e controle na gestão dos recursos financeiros do seu consultório, e um dos primeiros passos para conseguir isso é com um registro diário do fluxo de caixa.

É importante que você sabia como gerenciar e alinhar seu fluxo de caixa com o plano de negócios da empresa. Se você não entende muito do assunto, não se desespere! É só continuar lendo o post de hoje, que vamos te dar algumas dicas de como fazer o gerenciamento do fluxo de caixa do seu consultório e manter suas finanças sólidas. Vamos lá?

Organize sua agenda de faturamento

Ter um sistema organizado lhe permite agir imediatamente sobre as contas vencidas e evitar gastos desnecessários com multas de atraso, por exemplo. Por isso, faça um sistema organizado de todas as suas despesas, divididas entre as operacionais e as não operacionais, e receitas, planejando quando será o próximo recebindo. Tenha em mente que quanto mais rápido você receber dos pacientes e dos convênios médicos, mais rápido terá o capital necessário para investir no crescimento do seu consultório e para obter lucro.

Adie o pagamento das suas contas até a data máxima permitida

É claro que, na medida do possível, o ideal é pagar suas contas assim que elas chegarem. Se for preciso, porém, aproveite o prazo máximo concedido para pagar suas contas. Dessa forma, você terá tempo suficiente para obter as receitas destinadas a esse pagamento, sem incorrer em despesas que envolvem linhas de crédito de curto prazo — ou seja, sem contrair dívidas.

Tire partido dos incentivos oferecidos para pagamentos antecipados

Se você tiver dinheiro em caixa para isso, uma ótima maneira de economizar é tirando proveito de descontos para pagamentos antecipados. Pergunte aos seus fornecedores se eles oferecem essa opção e lembre-se de que IPTU e outras contas obrigatórias dão descontos consideráveis quando são pagos mais cedo.

Equilibre sua base de clientes

Dependendo da sua especialidade, o seu consultório pode trabalhar com determinados clientes com base em projetos específicos — como acontece com nutricionistas, dentistas e cirurgiões plásticos, por exemplo. Se esse for o seu caso, tente oferecer aos clientes pacotes de serviços mensais por uma quantia mensal determinada. Você pode oferecer-lhes algum tipo de incentivo, tais como descontos, para convencê-los a fechar o pacote.

Estabeleça uma cooperativa de compras

Para conseguir um preço melhor nas compras do consultório, procure colegas em sua categoria e comprem suprimentos, como cartuchos de impressora e papel, em conjunto e em seguida distribua o valor na proporção da quantidade pedida por cada um. Assim, vocês conseguem aproveitar os descontos para compras maiores.

Reduza o seu estoque

Manter um estoque excessivamente grande pode ocupar uma quantidade significativa de espaço e dinheiro. Ajuste periodicamente o estoque, para garantir o cumprimento das necessidades, e evite comprar mais do que você precisa, Mesmo que fornecedor ofereça um bom desconto, o preço de manter aqueles suprimentos pode acabar saindo mais caro e amarrando o seu capital.

O principal na hora de administrar do seu fluxo de caixa é manter um controle diários das finanças e gastos, para ter uma boa noção da situação financeira do consultório médico. E você? Ficou com alguma dúvida? Quais estratégias usa para fazer o gerenciamento do seu fluxo de caixa? Conte para a gente!

André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto é especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). É CEO do Clínica nas Nuvens, um software médico online completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *