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Entenda o que é overdelivering e como ele pode ajudar na relação com seus pacientes

Entenda o que é overdelivering e como ele pode ajudar na relação com seus pacientes

O conceito de overdelivering se traduz através da superação das expectativas dos clientes. De forma resumida, é entregar além daquilo que o cliente espera. Apesar de ser um conceito mais aplicado a empresas, ele também pode ser utilizado na relação de uma clínica com seus pacientes.

Pensando nisso, resolvemos escrever esse artigo para falar um pouco mais sobre esse conceito, quais são seus principais benefícios e como uma clínica médica pode aplicá-lo, a fim de melhorar o relacionamento com seus pacientes. Quer saber mais sobre o assunto? Continue acompanhando:

Por que praticar o overdelivering?

O mercado voltado para a área de saúde é bem competitivo e clínicas que conseguem melhorar o relacionamento com seus clientes acabam saindo na frente. Por outro lado, clientes são cada vez mais exigentes na hora de escolher um médico e satisfazer suas necessidades já não é mais um diferencial.

Logo, podemos dizer que o overdelivering é uma forma de melhorar o atendimento e o relacionamento que as empresas possuem com seus clientes, a fim de ocupar uma posição melhor no mercado e garantir cada vez mais clientes — e o aumento do faturamento do negócio.

Como ele pode ser aplicado em clínicas?

Uma das formas mais comuns da prática do overdelivering em clínicas hoje é o oferecimento de amostras grátis de determinado medicamento. Isso faz com que os custos com remédio sejam menores e os pacientes saiam mais satisfeitos.

Outra forma de praticar o overdelivering nas clínicas é através do oferecimento de retornos gratuitos das consultas. Também podemos citar ligações nos dias anteriores à consulta para lembrar o paciente do horário marcado e até mesmo para lembrar do prazo para retorno da consulta.

Ou seja, qualquer ação que vai além do atendimento médico e o bom atendimento pode ser classificado como overdelivering em uma clínica médica.

Quais são os principais benefícios dessa prática?

O principal benefício, já citado no texto, é a satisfação dos pacientes com relação ao atendimento e relacionamento com a clínica. Esse aumento da satisfação contribui para a fidelização desses pacientes, que acabam se tornando clientes regulares e passam a escolher a instituição com maior regularidade.

Além disso, esses pacientes tendem a indicar a clínica a outros possíveis clientes, oferecendo referências sobre o bom atendimento e atraindo novos pacientes para a clínica — que acaba contribuindo para que a instituição se estabeleça no mercado e consiga maior posicionamento.

A prática do overdelivering em clínicas ainda não é algo muito comum. Contudo, como podemos ver, através de práticas simples, essas instituições podem fazer com que seus pacientes se sintam satisfeitos e tenham uma experiência diferenciada no que diz respeito a atendimento. Esses pacientes podem acabar se tornando os maiores divulgadores da clínica, fazendo com que cada vez mais pessoas procurem os serviços, aumentando ainda mais a receita.

O que achou desse artigo? Já conhecia o conceito de overdelivering ou essa prática é novidade? Compartilhe suas opiniões conosco através dos comentários e aproveite para baixar gratuitamente nosso material sobre a organização de consultórios ou clínicas!

André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto é especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). É CEO do Clínica nas Nuvens, um software médico online completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios.

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