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5 dicas de ouro para cativar seu paciente e conseguir mais consultas

5 dicas de ouro para cativar seu paciente e conseguir mais consultas

O profissional de saúde, não só no início de sua atuação no mercado, mas em todo o decorrer de sua carreira, deve pensar em boas maneiras para atrair mais pacientes para o consultório e manter o relacionamento com essas pessoas. Se as ações forem bem feitas, seus pacientes vão retornar e, com certeza, se tornar leais aos seus serviços médicos. Fique por dentro de algumas ótimas dicas para cultivar um relacionamento fantástico com seus pacientes e cativá-los ainda mais!

Conheça a fundo a sua especialização

Para o setor médico, ter uma ou mais especializações significa praticamente trabalhar com um nicho de mercado, ou seja, com certo tipo de público-alvo.

Quanto mais o profissional se atualizar e souber acerca das atividades que presta no mercado, mais será capaz de recomendar aos pacientes as recentes descobertas de tratamento e medicação, utilizar técnicas eficazes e mostrar todo seu conhecimento ao tirar as dúvidas das pessoas que vão ao seu consultório.

Conheça também o que seus pacientes querem

Quando se tem a exata noção das demandas mais frequentes das pessoas que o procuram, se torna possível moldar seus serviços para o atendimento especial daquelas necessidades.

É importante estudar com mais afinco sobre determinados temas médicos e buscar o contentamento das pessoas com um tipo de atendimento superior ao que elas esperam. Surpreenda os pacientes!

Use um software médico

Contar com o auxílio de um sistema de gestão do consultório (ou clínica) é algo cada vez mais essencial dentro dos locais de trabalho e atendimento médico. Na verdade, este é um aspecto que deve ser considerado como estratégico, porque isso vai facilitar a organização interna, sua interação com pacientes e o gerenciamento financeiro e de agendas.

Seus controles e o acesso aos históricos das pessoas serão mais confiáveis e muito mais rápidos. Sem falar que, se for um software sofisticado, ele terá compatibilidade com dispositivos móveis, envios automáticos de avisos e armazenamento em nuvem, por exemplo, facilitando o dia a dia do médico.

Amplie as oportunidades de comunicação

Existem diversas maneiras para o médico se comunicar com os pacientes e lhes dar conteúdo relevante, o que efetivamente alimenta os relacionamentos com o profissional. Pode-se fazer bom uso do e-mail marketing e também das páginas nas redes sociais para publicar notícias e avisos interessantes, divulgar as promoções internas e abrir mais um canal para tirar dúvidas, receber sugestões e responder as perguntas de seus contatos.

Aperfeiçoe o atendimento ao paciente

A princípio, seu atendimento ao paciente deve ser objetivo, eficaz e transparente. Afinal, não basta oferecer bons serviços para cativar as pessoas, mas não é possível cativá-las sem atenção e simpatia.

Converse com os pacientes, mostre-se disponível para tirar as dúvidas, lembre-se de seu nome e de seu histórico, fazendo uma checagem de seu arquivo antes de começar o novo atendimento com um paciente antigo. Ao promover uma experiência positiva de momento, você estará colaborando para a satisfação da pessoa e para a manutenção da relação que se pretende continuar com ela.

Quais dessas dicas de atendimento e de fidelização já são aplicadas em seu consultório? O que é feito em seu consultório para cativar ainda mais os pacientes que o procuram? Escreva suas impressões ou conte um pouco de suas experiências nos comentários a seguir!

André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto é especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). É CEO do Clínica nas Nuvens, um software médico online completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios.

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