Sem tempo para as tarefas diárias? Conheça os vilões da produtividade!

Sem tempo para as tarefas diárias? Conheça os vilões da produtividade!

Você está percebendo que, atualmente, não consegue realizar mais todas as tarefas do seu dia como anteriormente? Acredita que precisa de mais tempo na sua rotina para conseguir cumprir todas as atividades dentro das suas obrigações no trabalho? Se essa sensação tem se tornado comum no seu dia a dia, mas você não tem recebido tarefas diferentes para realizar na sua rotina, isso pode ser um sinal de que sua produtividade está caindo.

A queda na produtividade acontece por vários motivos e uma grande parte deles é bastante possível de ser evitada, já que são hábitos que adquirimos ao longo da nossa rotina, que diminuem nosso tempo disponível para as tarefas e nossa motivação para trabalhar.

Ficou curioso em saber quais são esses vilões da produtividade? Confira esse artigo e identifique quais são os problemas que podem estar atingindo a sua rotina de trabalho!

Acesso fácil às redes sociais

As redes sociais são, sem sombra de dúvidas, umas das grandes revoluções do mercado da comunicação nos últimos tempos. Apesar de redes como o Facebook, o Instagram e o WhatsApp terem facilitado bastante algumas rotinas do nosso dia a dia, elas também são um dos piores vilões da baixa produtividade no trabalho.

Como queremos estar cada vez mais atualizados e conectados ao que nossos amigos e colegas estão fazendo a todo o tempo, frequentemente criamos o hábito de abrir o navegador e dar uma olhadinha no que está acontecendo nas nossas redes sociais. Esse comportamento pode fazer com que percamos preciosos momentos do nosso dia em frente à tela do computador (ou do celular).

Evitar conferir as redes sociais no ambiente de trabalho é uma boa maneira de aumentar a produtividade e aumentar seu tempo útil para a realização de suas tarefas.

sistema para clínica

Usar o celular durante o horário de trabalho

Não são somente as redes sociais que podem ser consideradas vilãs da sua produtividade no trabalho — o seu celular também tem participação importante na queda do seu rendimento ao longo do dia.

Você já parou para pensar quantas vezes o seu dia é interrompido para atender uma ligação particular ou para conferir uma mensagem que alguém lhe mandou? Essas atitudes também podem quebrar a sua rotina e reduzir, de maneira importante, a sua produtividade no ambiente de trabalho.

Sabemos que, em algumas situações, as ligações particulares que acontecem no ambiente de trabalho são necessárias para resolver alguns problemas pessoais ou alguma urgência, porém, o hábito de conversar no telefone durante as suas tarefas precisa ser controlado para não resultar em queda da produtividade ao longo do dia.

Tentar resolver tudo sozinho

A produtividade também pode ser prejudicada quando queremos ser eficientes demais na realização de alguma tarefa. Querer cumprir todas as suas atividades sozinho, sem a ajuda de algum colega de trabalho, pode ser prejudicial para a sua rotina e para o resultado final.

Se você divide o ambiente de trabalho com outro profissional, e acredita ser possível delegar e dividir algumas tarefas que estão te sobrecarregando com ele, que tal contar com essa ajuda para não deixar a produtividade cair ao longo do dia?

Não realizar intervalos de descanso

Parar para um cafezinho ou tirar cinco minutinhos para descansar a mente após uma atividade exaustiva pode ser uma ótima maneira de evitar a queda de produtividade ao longo do dia.

Quando paramos para descansar um pouco a cabeça durante a rotina de trabalho, pode parecer que estamos perdendo um tempo que poderia ser dedicado a uma outra tarefa, porém é uma ótima maneira de aumentar o seu rendimento.

Todo mundo tem uma queda natural da produtividade após trabalhar em uma mesma tarefa por um período maior que duas horas, por isso, alguns intervalos de descanso no meio da sua rotina podem ser essenciais para lhe permitir recuperar o ânimo e trabalhar melhor.

Esses períodos de descanso, entretanto, devem ser tratados com cuidado, para que não se transformem em longos períodos de inatividade ao longo do seu dia. Fique atento a isso!

Tomar cuidado com esses pequenos vilões da produtividade ao longo do seu dia de trabalho é uma ótima maneira de não deixar suas tarefas diárias acumularem e você ter a sensação de que seu tempo tem se tornado cada vez mais escasso. Preste atenção na sua rotina para você identificar quando esses problemas estão se tornando mais frequentes no seu dia a dia!

Quais são os vilões da sua produtividade? Como você age para combatê-los? Deixe seu comentário sobre esse assunto!

 software médico

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se