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7 dicas de como melhorar a relação com seus pacientes

7 dicas de como melhorar a relação com seus pacientes

A relação médico-paciente tem ficado cada vez mais impessoal, fazendo com que muitos tratamentos iniciados com um profissional simplesmente não tenham continuidade. Por isso, independente da sua especialidade como médico ou do tamanho do seu consultório, confira aqui 7 dicas de como, dia após dia de trabalho, melhorar a relação com seus pacientes. Essa relação deve ser de confiança em você como pessoa, como profissional e no seu trabalho.

1 – Respeito acima de tudo

Ser tratado com respeito, dedicação e até carinho é algo que todo mundo gosta, mesmo durante uma consulta ou exame médico. Por isso, é importante, na sua clínica, o respeito ser prezado acima de tudo — tanto pelos médicos, como pelos enfermeiros, pelos atendentes.

Toda a equipe deve trabalhar com o máximo de respeito possível seja entre a equipe ou com os pacientes. Dessa forma, cria-se um ambiente muito mais harmonioso para trabalhar e para receber os pacientes, o que, com certeza, contará bons pontos na hora de melhorar o relacionamento com seus pacientes.

2 – Humanização é essencial

O relacionamento entre médicos e pacientes deve ser consolidado pela humanização. O início de todo e qualquer tratamento deve ser baseado em atendimento de qualidade e esclarecimento completo das dúvidas dos pacientes.

Isso só é possível se toda a equipe do consultório ou da clínica souber criar um bom relacionamento interpessoal, sempre ouvindo com atenção o que os pacientes têm a dizer, colocando-se no lugar do outro e compreendendo que os pacientes são seres humanos, providos de emoções e sentimentos.

Só assim é possível tornar cada atendimento uma experiência positiva para o paciente.

3 – Ouça primeiro para só depois falar

Somente ouvindo o paciente com atenção, suas queixas e expectativas, é que dá para fazer um bom diagnóstico.

Ouça com atenção tudo o que o paciente tem a dizer, o que ele está sentindo, como ele queria se sentir e todas as suas dúvidas.

Hoje, com toda a tecnologia que a medicina tem ao seu dispor, é possível agilizar o processo de prescrição, o que poupa um bom tempo do médico e permite dar aquela atenção capaz de melhorar a relação com seus pacientes.

4 – Seja claro e objetivo

Por mais difícil que seja, às vezes, dar um diagnóstico, a clareza e a objetividade são necessárias e muito apreciadas pelos pacientes.

Ao ser claro e objetivo, o paciente poderá compreender melhor o tipo de situação pela qual está passando e quais são as opções de tratamento para seu caso.

5 – Fortaleça seu relacionamento com o paciente

Relacionamento entre médicos e pacientes pode ir muito além daquele no consultório entre quatro paredes.

Mostre aos seus pacientes que você se importa com eles, que eles são importantes para você.

Pequenos gestos como um cartão de aniversário, de Natal ou em outras datas comemorativas, perguntar como o paciente está se sentindo em relação ao tratamento são formas bem simples de melhorar a relação com seus pacientes.

6 – Atenção também à marcação de consultas

O primeiro contato que o paciente tem com o seu consultório ou clínica é na hora de marcar uma consulta ou exame e, por isso, é importantíssimo que esse primeiro contato seja feito com muita qualidade. Sua equipe deve ser capaz de oferecer um atendimento objetivo, ágil e sem conversas paralelas enquanto atende ao cliente.

Lembre-se de que ninguém vai ao médico porque quer e sim porque está passando por algum problema, por isso, contar com uma equipe que preze pela empatia desde o primeiro atendimento é fundamental.

7 – Sem atrasos

Não há nada mais incômodo do que marcar um compromisso e ter de ficar esperando, não é mesmo?

Por isso, evite grandes atrasos, se acontecer — não com muita frequência, é claro! — procure explicar ao paciente e peça suas sinceras desculpas.

Então, que tal começar a colocar essas dicas em prática para conquistar cada vez mais os seus clientes?

E no seu consultório, quais práticas são adotadas para melhorar o relacionamento com o paciente? Comente!

André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto é especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). É CEO do Clínica nas Nuvens, um software médico online completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios.

2 Comentários

  1. Gustavo Calado
    4 de março de 2017 às 17:48 · Responder

    Boa tarde , eu assinei no período de experiência . Eu sou cirurgião e o nosso problema é :
    Somos 8 profissionais e trabalhamos em 5 hospitais diferentes . Por isto precisamos de um controle mais rígido e que seja remoto .
    Minha demanda é : 1-que possamos ter um relatório bem feito de alta e armazenamento dos dados da cirurgia . Assim teria como customizar esse banco de dados cirúrgicos . 2- o controle financeiro seria somente possível para alguns ?.

    • André Luiz Forchesatto
      13 de março de 2017 às 09:11 · Responder

      Olá, Gustavo. Agradecemos sua mensagem. Já encaminhamos seu questionamento para o setor responsável e, em breve, entraremos em contato via e-mail. Qualquer dúvida estamos à disposição. Abraços!

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