5 estratégias para manter o foco no trabalho e aumentar a produtividade na clínica

5 estratégias para manter o foco no trabalho e aumentar a produtividade na clínica

Saber como manter o foco e a produtividade na clínica em alta é um desafio para todo profissional, mas, ao mesmo tempo, esses são cuidados indispensáveis para quem quer ter um bom desempenho no dia a dia de trabalho. Sabemos, entretanto, que estar sempre ativo e ligado nas tarefas diárias pode ser extremamente difícil, já que a rotina e o psicológico sempre pregam peças para que hábito de procrastinar fale mais alto.

Na rotina de trabalho de clínicas médicas a procrastinação também é uma realidade que afeta profissionais de todos os setores.

Se você é um desses profissionais e às vezes é impactado pelo ato de procrastinar, esse conteúdo pode te ajudar a tornar os dias de trabalho mais produtivos. Confira as cinco estratégias infalíveis para melhorar a produtividade na clínica que separamos e veja como melhorar os resultados do seu dia a dia e de outros profissionais que também atuam em clínicas médicas!

Marque o tempo de cada atividade

Uma ótima estratégia para aumentar a produtividade na rotina de trabalho é criar o hábito de calcular o tempo gasto em cada atividade do dia. Quando sabemos qual o tempo necessário para  executar cada tarefa, nos organizamos melhor e nos dedicamos mais a uma determinada atividade durante o período estabelecido.

Para fazer isso, a dica é anotar, seja em uma agenda ou no próprio celular, quanto tempo foi gasto em cada atividade realizada. Por exemplo, agendar a consulta para um paciente levou 20 minutos, atender a ligação de outro paciente levou mais 10 minutos. Enfim, independente da tarefa realizada, é importante ter uma noção de quanto tempo em média é gasto em cada uma delas.

agenda médica online

Não ignorar os intervalos de descanso

Apesar de parecerem paradas improdutivas, os intervalos de descanso são mais importantes para sua produtividade do que você imagina. Desligar o cérebro por alguns minutos é uma ótima maneira de permitir que ele volte a trabalhar em alto nível após descansar.

Mas atenção: quando falamos em intervalo de descanso no meio da rotina, estamos querendo dizer uma parada de 10 ou 15 minutos e não uma pausa para o cafezinho que dura mais de meia hora — não se esqueça de que ficar parado por muito tempo também pode ser improdutivo.

Durante essa pequena pausa, ocupe o tempo para realmente relaxar com outras atividades que não estejam relacionadas ao trabalho. Evite utilizar esses minutos para conversar com colegas sobre as tarefas que ainda precisam ser feitas durante o dia, por exemplo. Isso só fará com que sua mente continue focada no trabalho, sem tempo para relaxar.

Opte por fazer um lanche rápido enquanto acessa as redes sociais ou enquanto lê uma revista. Assim, você voltará mais focado para as atividades profissionais.

Fique longe das redes sociais durante uma tarefa

Você vai iniciar uma tarefa? Desligue o celular, feche os navegadores da internet e ignore as redes sociais. Qualquer distração que você tiver nesse momento vai ser extremamente prejudicial para sua produtividade, tirando a concentração das tarefas importantes.

Apesar de a conectividade dos smartphones ter facilitado vários aspectos da nossa vida, essa característica também tem prejudicado consideravelmente o foco e a produtividade em certos ambientes de trabalho. Se você é dessas pessoas que pode perder várias horas ao navegar em um celular, opte por ficar longe dele e das redes sociais quando for iniciar qualquer tarefa no seu dia. Como citado na dica acima, utilize o tempo do intervalo para navegar pelas redes.

Estabeleça prioridades

Você provavelmente tem tarefas no seu dia de trabalho na clínica que são mais importantes ou mais urgentes do que outras. Quer usá-las para poder se tornar mais produtivo? Opte por realizar todas essas tarefas primeiro, dando prioridade a elas em detrimento de outras que você pode entregar mais tarde ou no dia seguinte.

Quando você estabelece prioridades, seu dia fica mais organizado e você se dedica às tarefas que tomam mais tempo, podendo relaxar ao final do dia cumprindo suas atividades mais fáceis e, consequentemente, melhorando a produtividade na clínica.

Claro que às vezes surgem outras demandas momentâneas que devem ser cumpridas no mesmo instante, sendo necessário parar a atividade que está sendo realizada naquele instante. Nesses casos, após realizar tal demanda, siga a programação normalmente, seguindo o roteiro que você havia organizado.

Sistema para clínica

Crie uma rotina de procrastinação produtiva

Você é um procrastinador nato e não consegue manter o foco no trabalho por muito tempo? Que tal usar essa característica para melhorar sua rotina?

Chamamos essa prática de procrastinação produtiva: quando sentir que você parou de produzir com qualidade em uma tarefa, tire uma pausa para organizar sua mesa, limpar sua caixa de e-mail ou encher a sua garrafinha de água. Dessa maneira, você está aproveitando o seu tempo de procrastinador para poder cumprir tarefas que, por menores que sejam, são úteis na sua rotina.

Com a ajuda dessas cinco dicas, imaginamos que você vai conseguir melhorar a sua rotina no trabalho e a produtividade na clínica. Para poder a aproveitar melhor o tempo no seu trabalho na clínica, confira também nosso post sobre gestão de tempo e não se esqueça de compartilhar esse conteúdo com seus colegas de trabalho!

Software para clínicas
Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se